VASCO PEREIRA DA COSTA 50 ANOS DE VIDA LITERÁRIA, ARQUIPÉLAGO, LUSOFONIA E MAIS

VASCO PEREIRA DA COSTA 50 ANOS DE VIDA LITERÁRIA NO DIÁRIO DOS AÇORES DE 11 OUT 2022

Crónica 486 VASCO PEREIRA DA COSTA 50 ANOS DE VIDA LITERÁRIA

Não podia ter melhor abertura este Arquipélago de Escritores que dia 7 de outubro, teve lugar nas “cavalariças” da BPARPD em Ponta Delgada.

Cerca de 50 pessoas juntaram-se para celebrar os 50 anos de vida literária do nosso amigo, mentor e antigo associado VASCO M PIMENTEL PEREIRA DA COSTA, numa moldura humana, em que sobressaíam Vamberto Freitas, Urbano Bettencourt, Telmo Nunes, a sobrinha Susana Goulart Costa e outra sobrinha, além dos ex Presidentes do GRA, Carlos César e esposa e Vasco Cordeiro. Foi uma interessante, divertida e animada sessão que durou hora e meia e terminou com poesia teatralizada pela Eleanora Marino Duarte e mais 4 pessoas

 

Nesta data escrevia Terry Costa “Porque é que a Câmara Municipal de Ponta Delgada planeou, à última da hora, o evento Encontros Literários, no mesmo fim de semana que está a acontecer o Arquipélago de Escritores em PDL?!?! Isso não se faz. Urbano Bettencourt explicava Ó Terry, é preciso perguntar? Tá-se a ver, não tá-se?!!!” e acrescentava Helena Castro Ferreira Desde que eu cantei um recital de canto e piano no Teatro no mesmo dia e hora de outro recital de canto e piano no Coliseu, já nada me surpreende

A verdade é que se trata de uma guerra movida pela autarquia de Ponta Delgada contra o Arquipélago de Escritores e Nuno Costa Santos, a quem cortou fundos e a quem tentou vetar a participação no 36º Colóquio da Lusofonia, recusando-se a conceder-lhe o apoio que atribuiu aos restantes convidados.

 

A edilidade quis realizar uma coisa nova a substituir o Arquipélago, nomeando para a liderar o nosso associado Pedro P Câmara. Esteve para se chamar EIA (Encontro Internacional do Atlântico”) e – à força – queriam fundir esse novo evento com os 20 anos dos Colóquios da Lusofonia descaraterizando-os e roubando-lhes a sua identidade, mas acabou por ser chamada “Encontros Literários” numa amálgama de conferências, apresentações, música, cinema, arquitetura, e atividades lúdicas no Campo de S. Francisco, mas a que falta um fio condutor e se sobrepõe não só ao Arquipélago como às celebrações dos 500 anos de Gaspar Frutuoso.

 

Os eventos da Câmara não foram suficientes para ofuscar o brilho da celebração dos 50 anos de vida literária desse grande poeta e escritor, Vasco Pereira da Costa, nem da abertura de mais uma temporada do Arquipélago.

 

Lamenta-se que as guerras e guerrinhas desta Câmara, contra tudo e todo, dividam, em vez de unir todos em prol da tão maltratada CULTURA e da celebração da LITERATURA de matriz açoriana que sobrevive com balões de oxigénio e apoios parcos.

Obrigado Nuno Costa Santos pela tua persistência.

Portugal