O mundo acreditou nestas 27 fotos, mas afinal eram todas falsas – Observador

Source: O mundo acreditou nestas 27 fotos, mas afinal eram todas falsas – Observador

 

O mundo acreditou nestas 27 fotos, mas afinal eram todas falsas

Circulam na internet desde o início do milénio, mas ainda há quem acredite nelas. Na era das alegadas “fake news”, descubra a verdade dentro da galeria de fotografias falsas virais.

  • Marta Leite Ferreira
    Texto

© Ralph A. Clevenger/CORBIS

27 fotos

Bem-vindo à galeria das fotografias falsas que circulam na Internet. Desde 2000 que estas imagens foram encontradas, manipuladas ou alteradas para que sobrevivam desde então na rede. O mais surpreendente: têm sobrevivido à mais recente época do escrutínio das ‘fake news’. E ainda hoje há quem acredite nelas — e as faça circular.

Mas há na internet (a mesma que alimenta essas histórias de fotografias falsas) um sítio onde a verdade é toda desvendada. Chama-se “Museu dos Embustes” e inclui uma pasta repleta de imagens falsas ou histórias dúbias que têm circulado rede fora. Alex, Big Cary, Boo, Dave Prime e toda a equipa deste museu dedicam-se a “explorar o engano, o errado e a desinformação ao longo da história”. Nada lhes escapa — nem os esquemas mais antigos de burla online, nem as mais modernas técnicas esquivas de trapaças.

Veja na fotogaleria algumas das imagens falsas em que ainda acreditamos.

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)

RSS
Follow by Email
Twitter
YouTube
LinkedIn