Portugal teve cinco capitais na sua História | Gazeta do Rossio

Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo, estas foram as cinco capitais que Portugal já teve ao longo dos seus quase 900 anos de história. Comecemos pelo início, Guimarães, primeira capital do Condado Portucalense e do país é uma das mais importantes memórias vivas, da afirmação e independência de Portugal. O papel da cidade desempenhado na formação da nacionalidade portuguesa confere-lhe uma singularidade, muito marcada no contexto turístico nacional, um estatuto simbólico que mantém desde há séculos. Com D. Afonso Henriques a capital passa a ser Coimbra, a decisão foi estratégica pois esta mudança da capital para os campos do Mondego revelou-se vital para viabilizar a independência do novo país, a todos os níveis: económico, político e social. Coimbra foi capital até 1255. Depois de Coimbra foi a vez de Lisboa, no entanto durante as invasões francesas a família real estabeleceu-se no Brasil, fazendo com que o Rio de Janeiro fosse a nova capital do Reino de

Source: Portugal teve cinco capitais na sua História | Gazeta do Rossio

Sobre AICL lusofonias.net

Chrys Chrystello presidente da direção e da comissão executiva da AICL
Esta entrada foi publicada em AICL no tag com as tags . ligação permanente.

3 respostas a Portugal teve cinco capitais na sua História | Gazeta do Rossio

  1. Sal diz:

    Guimarães e Porto nunca foram capitais de Portugal. Foram, isso sim, capitais do Condado Portucalense, mas nao de Portugal independente. Angra do Heroismo também nunca foi capital de Portugal como algumas pessoas reclamam que foi por duas vezes. Dizem que durante o reinado dos Filipes Angra do Heroísmo era a capital de Portugal, mas isso não e verdade porque Lisboa nunca deixou de ser oficialmente a capital. As cortes de Tomar estabeleceram o acordo da política de “dois reinos, um so rei”, assim o reinado de Portugal permaneceu com a sua capital em Lisboa. Dizem também que durante a guerra civil entre liberais e absolutistas, Angra do Heroísmo foi capital, mas nao porque durante a guerra civil Dom Miguel era o rei de Portugal e a capital continuou a ser Lisboa.

  2. A cidade do Porto também já foi capital. Não de Portugal mas do Condado Portucalense tal como Guimarães. Se considera Guimarães também deveria ter considerado o Porto. Cumprimentos.

  3. Bryan diz:

    O artigo está incompleto. O Porto também foi capital de Portugal, aliás do Condado Portucalense. O nome Condado Portucalense vem de Portus Cale, o antigo nome da cidade do Porto.

Deixe um comentário