Arquivo da Categoria: economia pobreza banca tax Transportes terrestres work emprego-greves-trabalho-labour-escravatura

Tabelas do Imposto Único de Circulação (IUC) para 2023

Views: 1

Em 2023, o IUC vai pesar mais no seu bolso. Para que possa calcular o montante a pagar, consulte as tabelas do Imposto Único de Circulação.

Source: Tabelas do Imposto Único de Circulação (IUC) para 2023

Osvaldo José Vieira Cabral · A REBALDARIA!

Views: 0

 

 

 

A REBALDARIA!
Pior do que a rebaldaria que se vive no Governo da República, só mesmo o caos no Congresso trumpista dos EUA.
Já aqui tínhamos referido, faz hoje exactamente uma semana, que António Costa tinha terminado o seu ciclo político.
É um primeiro-ministro desgastado, cansado, fora de prazo e sem poder de coordenação política do governo.
O que estamos a assistir na governação deste país é uma opereta nunca vista, uma degradação das instituições e um cavar cada vez mais fundo no fosso que separa os cidadãos dos políticos e governantes. É, por outro lado, a prova de que há cada vez menos seriedade na política, com muita gente do circuito dos aparelhos partidários a aproveitar-se do poder para os seus interesses pessoais, da família e das habituais clientelas.
É verdade que criar uma crise de governação no momento presente, com o recurso a eleições antecipadas, seria, provavelmente, mais trágico, devido à delicadeza da situação que vamos viver nos próximos tempos e do consequente drama que se vislumbra para muitas famílias e empresas.
Será uma governação penosa, um arrastar de governantes desacreditados, mas criar um ciclo de paralisação do país, à espera de eleições, não é aconselhável, por agora.
O Presidente da República deverá estar farto deste caos que se instalou no governo de António Costa, mas não lhe resta outra alternativa, pelo menos durante este ano, que é redobrar a vigilância da governação e puxar pelos ministros para aplicarem o PRR e o PO2030, que mais não seja para mitigar a crise económica que se vai agravar.
No meio de tanta demissão, uma delas poderá ser benéfica para os Açores: a do ex-ministro do ferro velho, Pedro Nuno Santos.
Era um ministro que não gostava dos Açores e que em duas legislaturas se mostrou incapaz de resolver qualquer dossiê relacionado com a nossa região.
Só quatro exemplos: todos se recordam de António Costa ter prometido alterar o sistema do subsídio de mobilidade, aquele em que pagamos um balúrdio às companhias aéreas para irmos a Lisboa e depois recebermos o remanescente nas longas filas dos CTT.
Dizia então o primeiro-ministro, vai fazer agora quatro anos, que o subsídio de mobilidade era um “absurdo” e “ruinoso” para os cofres do Estado, ao que foi secundado por Pedro Nuno Santos, reforçando que era um esquema que “incentivava à fraude”!
Passou-se o tempo de uma legislatura e, quatro anos depois, está tudo igual!
O ministro mostrou-se incompetente para alterar o sistema e até nomeou um grupo de trabalho de que nunca mais ouvimos falar.
Depois veio a promessa de um avião cargueiro para os Açores.
O ministro mandou abrir concurso, mas era tão medíocre e tão pouco atrativo, que ficou deserto por três vezes.
Alguém sabe onde anda o avião cargueiro?
Mais recentemente, era este ministro que pretendia dar apenas 3,5 milhões de euros para as OSP de Santa Maria, Pico e Faial. Teve que ser desautorizado em sede de discussão do Orçamento de Estado.
E como se não bastasse, temos agora a sua herança dos cabos submarinos, envoltos numa outra trapalhada, com amarrações em S. Miguel e na Terceira, à mistura com uma polémica entre especialistas na matéria, receando-se que haja neste projecto razões políticas a sobreporem-se às técnicas.
É muita trapalhada junta, mas é este registo que temos vindo a assistir nos governos de António Costa, os piores para as Autonomias, a par com o que houve de pior com Cavaco Silva.
A diferença é que Cavaco, ao menos, tinha autoridade.
Quanto a Costa, é o que se vê: um desastre, para gozo dos que vão assistindo a isto nos outros países.
Pobre Portugal.
Osvaldo Cabral
Editorial 08-01-2023 Diário dos Açores
May be an image of 1 person and text
You, João Mota Vieira, Paula Cabral and 33 others
5 comments
8 shares
Like

Comment
Share
5 comments
Most relevant

  • Jaime Jorge

    Só não concordo com a afirmação inicial: acho que a rebaldaria em Portugal ainda assim, é pior do que a que se assiste no congresso americano. Porque esta não nos vai afectar muito. Acho eu!
    2
    • Like

    • Reply
    • 7 h
  • Aida Amaral

    Uma vez mais parabéns pela forma como espelhas a realidade de uma forma tão clara e assertiva …. Bom domingo 🔝🔝👌
    • Like

    • Reply
    • 4 h
  • Antonio Silveira

    Muito bem observado .
    • Like

    • Reply
    • 1 h
  • The Ref Oh No, referee covering his eyes sticker
    • Like

    • Reply
    • 9 m
  • Luis Castro

    Como sempre o dedo vai diretamente a ferida
    • Like

    • Reply
    • 6 m

https://blog.lusofonias.net/wp-content/uploads/2023/01/osvaldo-cabral-rebaldaria.pdf

açores , monopólios e outros

Views: 0

Existe uma profunda degradação da ética empresarial no que diz respeito à relação com clientes e consumidores. Todos nós assistimos a isto de ano para ano, em todos os sectores, ao ponto que muitos já se esqueceram do quão diferente era.
A nossa única defesa nestes casos é usar a nossa carteira como arma. Só que com empresas cada vez maiores, mais concentradas, um mercado de oligopólios e monopólios, cada vez mais nos deparamos que as alternativas são em muito iguais e que, além dos preços, há também uma espécie de cartelização nas práticas comerciais e de assistência ao consumidor.
O livro de reclamações é algo que dá trabalho a preencher, e a única utilidade prática (real, mas inútil para quem se está a queixar) é ser mais um número na estatística de uma qualquer agência reguladora.
Mais não podemos fazer do que desabafar e tentar tornar públicas as nossas experiências, na vã esperança que no meio de tudo, alguém se enxergue.
A norma agora parece ser o total desrespeito pelo tempo das pessoas. Para quem trabalha por conta própria todos os dias, isto mais não é que uma directa quebra importante de rendimentos. Quem trabalha por conta de outrem, ou tem a sorte de ter a simpatia do patrão, ou tem que meter férias.
Antigamente agendava-se uma hora para o técnico vir a casa. Depois começaram a dar-nos intervalos de duas horas. Agora, a MEO espera que eu esteja em casa das 14h00 às 17h30 para algo que provavelmente não vai demorar mais de dez minutos. No caso, o problema nem era em minha casa, era na rua, pelo que nem paguei pelo serviço, mas o tempo lá foi perdido. Já a Açoreana/Tranquillidade, entre más informações, orientações, e também uma peritagem que é à hora que o perito quiser, fez-me perder duas manhãs para um peritagem no meu automóvel. Quatro deslocações no total.
O prémio é entregue à Unirego, do Grupo Ilha Verde. Anunciam-me um tempo de espera de 4 meses para reparação do carro – sinal de uma oficina claramente sub-dimensionada – e não podem ainda comprometer-se com uma data precisa. Após quatro meses, telefonam a dizer para estar com o carro no dia X (6 dias depois do telefonema) à hora Y na oficina. Advirto que não posso nesse dia e não tenho ninguém que me possa levar o carro. Peço novo agendamento (quem espera 4 meses espera mais uns dias ou semanas). “Se não for nesse dia vai ter que esperar mais 2 meses”. Nem se querem dar ao trabalho de refazer a sua agenda, nem tentaram previamente saber qual o dia conveniente para mim.
Naquilo que depender de mim, nenhuma destas empresas verá mais um tostão. Mas é difícil, por que sei que as outras seguradoras vão operar da mesma forma. As telecomunicações nem se fala, são tão poucas e tão iguais, que ao longo dos últimos 15 anos já “dei a volta” a todas, aliás acho que estou na terceira volta. O Grupo Ilha Verde, enfim, que alternativa tenho eu se não utilizar os seus serviços enquanto for proprietário daquele carro (com o qual, aliás, estou tão satisfeito ao ponto de ter pensado que ia ser a minha marca para o resto da vida). Vendê-lo não lhes causa qualquer incómodo, quem o comprar vai continuar a ir lá. É apenas um incómodo para mim.
Isto vai continuar a piorar. Qualquer dia temos que meter uma semana de férias para consertar um carro ou recuperar a Internet.
21
2 comments
1 share
Like

Comment
Share
2 comments
All comments

  • Paolo Pandiscia

    Os monopólios são para os consumidores uma vera catastrophe! E na ilha temos só monopólios o acordos tácitos entre os dois o três que aqui comerciam no mesmo setor. Temos custos que vão arrebentar a vida dos cidadãos. Tive o carro na inspecção e serviç…

    See more
    2
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 18 h
  • Tim Gretzinger

    Sounds like a good business for someone to offer. To be available to help with people’s needs.
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 4 h

Tem de pagar IMI este ano? Estas são as datas que deve anotar na agenda

Views: 1

Os valores que estas vão cobrar este ano já pode ser consultados e há algumas datas que deve anotar já na agenda: maio, agosto e novembro.

Source: Tem de pagar IMI este ano? Estas são as datas que deve anotar na agenda

Um guia (com 10 pontos) para enfrentar o aumento generalizado dos preços

Views: 3

Quer começar 2023 a poupar ou a ter mais ponderação nos gastos? Este artigo é para si.

Source: Um guia (com 10 pontos) para enfrentar o aumento generalizado dos preços

Cobrança de IVA indevido? CTT “cumprem e sempre cumpriram” as regras

Views: 0

Os CTT “cumprem e sempre cumpriram” as regras relativas à importação de bens extracomunitários, afirmou hoje à Lusa fonte oficial, depois da recomendação da Provedoria de Justiça por cobrança de IVA indevido nas encomendas de fora da UE.

Source: Cobrança de IVA indevido? CTT “cumprem e sempre cumpriram” as regras

camelos no alentejo (não são do governo…)

Views: 0

Augusto Lança is feeling cool.

Beja, Portugal. Vacinação de um dromedário. O Alentejo já se está a preparar para a alteração climática e a desertificação criando o Camelus dromedarius. Sei, por experiência própria, que iscas de camelo são uma delícia. Quando daqui a 50 anos o Alentejo for uma estepe semi-desertica já seremos especialistas na camelicultura e produziremos carne e excelente leite de camela. Em Beja haverá corridas de camelos como no Qatar o que fará aumentar ainda mais a entrada de turistas na região. Da lã faz-se roupa ultraconfortavel .Pessoalmente gosto muito de camelos, já há cá bastantes de 2 patas…Aliás, já fui atacado por um camelo em Tifariti, no Saara Ocidental. Entrei mal dentro da manada das camelas para fazer filmagens e o macho desatou a correr atrás de mim. Os camelos com o cio são muito perigosos. As camelas só podem andar com um camelo inteiro, os outros devem ser capados para não ocorrerem lutas. Atiram uma pessoa ao chão, mordem e deitam- se em cima dela várias vezes até a esmagarem. Eu consegui fugir a tempo, meti a quinta e corri o mais que pude. Toda a gente se riu…Já em Timor ia sendo apanhado por um crocodilo quando nadava na praia, pois era a hora de almoço .
May be an image of 3 people, animal and outdoors
You, Joao Paulo Esperanca and 22 others
2 comments
Like

Comment
Share
2 comments

crise dos restauraNTES OU MÁ POLÍTICA DE PREÇOS?

Views: 1

1 comment
Like

Comment
Share
1 comment
All comments

  • Paulo Garcia

    Se a maioria dos restaurantes não aumentassem os preços no verão para viverem só dos turistas, se calhar tinham clientes todo o ano e não precisavam deste apoio!