se fôssemos (como) a Islândia

Views: 0

CA de hoje.
Por que razão é a política tão complicada?
Governar uma região ou um país é assim tão complicado ao ponto de decisões tão óbvias e fáceis serem de resposta tão morosa e difícil? Do ponto de vista do cidadão comum, não. Porque tudo deveria ser descomplicado se houvesse verdadeiro empenho pelo interesse comum, independentemente de políticas de esquerda ou de direita, porque há efetivamente respostas da ação política que são fundamentais. O interesse da saúde, da educação, da cultura, do conhecimento acessíveis a todos, das oportunidades iguais para todos, sem distinguir classes, famílias ou amigos, do trabalho bem remunerado, base de uma economia saudável e de todo um país sem problemas de demografia, porque os jovens querem fugir ou porque a consequente falta de solidariedade entre gerações vai arruinar o sistema de segurança social.
Os governantes só se aproximam do povo na hora de pedir votos. Andam sempre com a expressão “acesso para todos” na ponta da língua, mas eles próprios, após as eleições, fecham-se nos gabinetes e tornam-se inacessíveis. Já alguém tentou chegar à fala com um secretário regional? Ou mesmo com um diretor de qualquer serviço? Ou até com um presidente de câmara? É toda uma cultura organizacional! Já não se consegue desmontar sem acabar com a mentalidade que a sustenta.
O espírito de servir ficou igualmente inacessível na hora em que ascenderam ao poder, porque é o poder a sua única motivação.
De resto, não sei como passam o tempo. Vemo-los nas televisões sempre a entrar e a sair de algum lugar, num evento festivo, em reuniões, em sucessivas viagens. Questiono-me frequentemente como será que estes políticos têm tempo para estudar os assuntos, como pensam aprofundadamente pela sua cabeça, e não pelas cabeças dos assessores ( em quem não votámos) sobre as decisões mais importantes que a governação exige.
Nos últimos dias, tenho lido reações diversas sobre a questão do subsídio de mobilidade. Pondo de parte as diferenças, todos concordam no mesmo ponto: o processo de reembolso é um total absurdo. Porém, não parece haver qualquer notícia sobre a sua alteração.
Por que razão os nossos representantes não souberam comunicar à República esta reivindicação? Serão também os ministros inacessíveis? Nao houve reuniões de trabalho? Será a comunicação assim tão difícil?
Na escola onde trabalho, há falta recorrente de consumíveis. Será assim tão complicado fazer valer uma posição à tutela quando falta o essencial e, no mesmo dia, enviar o necessário para que tudo funcione sem sobressaltos? Papéis, sabões, marcadores, lâmpadas, colunas de som, simples reparações de material, cuja falta põe em causa o quotidiano de uma escola? Será assim tão complicado gerir a coisa pública sem ceder a intrigas e a questiúnculas de paróquia?
Leio o exemplo da governação próspera da Islândia e concluo sempre o mesmo. Trezentas mil pessoas ( um pouco mais do que o número de habitantes dos Açores) são governadas com lisura de procedimentos, com transparência, numa ética de proximidade e em que a participação de todos os cidadãos é valorizada e cultivada. É uma espécie de grande junta de freguesia, em que a distância entre governantes e governados não existe assim como não existe distância em relação aos problemas do seu dia a dia.
É uma visão demasiado ingénua e pueril? Poderá até ser, mas se calhar o mundo é disto mesmo que precisa: mais gente de visão limpa e de pensamento focado e escorreito.
May be an image of 1 person and text
All reactions:

You, Ana Isabel D’Arruda, José De Mello and 34 others

15
Like

Comment
View more comments
Fátima Silva

Aplaudo de pé!
  • Like

  • Reply

a CÂMARA DOS GÉNIOS PENSANTES…PDL UM CAOS MENTAL?

Views: 3

No parque de São Francisco Xavier
Ora muito bem,colocaram pinos para não se estacionar nos passeios, mas as trotinetes podem ficar lá,boa os peões têm que arranjar asas deltas????
Isto sem falar nos invisuais ou cadeiras de rodas 😔
Vergonhoso!!!!
May be an image of parking meter, segway, scooter and street
All reactions:

4

4 comments
1 share
Like

 

Comment
Send
Share
View more answers

Ana Martins

Cadeira de rodas vão pela rua, o mesmo e mais forte, infelizmente sinto isso na pele muita vez 🙄
  • Like

     

  • Reply
  • Share
Active

Chrys Chrystello

a cada escavadela uma minhoca, é cada génio pensante ali..

morreu kris

Views: 1

May be an image of 1 person, blonde hair and smiling
Lots of memorializing Kris Kristofferson in my feeds, but this poster triggered an especially vivid memory of watching Convoy in my teens in Poland. RIP Rubber Duck 🛻
May be an image of 2 people and text that says "KRISTOFFERSON AND MacGRAW... AIN'T NOTHIN' GONNA GET IN THEIR WAY! CONVUY ዝዱ Readthe EMI Fims imspresents AROBERT M.SHERMAN Piocuction KRIS KRISTOFFERSON ALI MacGRAW GRAW "CONVOY" BURT YOUNG alsostaming SINCLAIR-F SNCLAIR-FRANKLINA FRANKLINAJAYE สาว์ ERNEST BORGNINE Ea'DryLye as'DinyLye Ediedby GRAEME CLIFFORD. Screen andScreenplay B.W.L. NORTON. •ExeculireProdupers ExecutiveP ecutiePoduzasMICHAEL MICHAEL DEEL Yan EELEYans BARRY SPIKINGS PGAESTME 色 Prodacedby ROBERT SHERMAN Directedy SAM PECKINPAH PANAVISION® United Artısts AииraaeTcTcR Company Bonke record CONVOY'by 国利会年市自年市年三月国] 783396"

Livraria da Companhia das Ilhas vai fechar por “ausência de apoios” nos Açores – Jornal Açores 9

Views: 2

A Companhia das Ilhas, uma editora fundada em maio de 2011 na vila das Lajes do Pico, nos Açores, deverá encerrar a sua livraria até ao final do ano, por alegada “ausência de apoios” por parte do Governo Regional. “Nós temos entre sete a oito mil euros de verbas a receber de livros escolares e […]

Source: Livraria da Companhia das Ilhas vai fechar por “ausência de apoios” nos Açores – Jornal Açores 9

OBRIGADO A QUASE TODOS OS JORNAIS AÇORIANOS,que nos ignoram

Views: 3

a AICL VAI REALIZAR ESTA SEMANA O SEU COLÓQUIO DA LUSOFONIA Nº 39….à exceção do DIÁRIO DOS AÇORES onde sou colunista, a RTP ( 1ª Fila, o Açores Hoje numa longa entrevista de cerca de 15 minutos), a Antena Um (15 minutos dia 2), a rádio Atlântida e Asas do Atlântico entrevistaram-me e /ou deram ampla cobertura ao evento, mas os jornais todos (menos o citado) parece que negam a nossa existência, não será por nos ignorarem mais uma vez, assim como já tinham ignorado a morte da nossa vice-presidente e fundadora Helena Chrystello, e tantos colóquios anteriores que vamos deixar de existir ou de incomodar as vossas existências…… não esmoreçam..já estamos a preparar o colóquio nº 40 nas Flores em abril 2025 e iremos continuar a publicar literatura açoriana e a divulgar autores de matriz açoriana…este ano em Santa Maria serão mais de 3 dezenas de autores presentes…

Press ReleasePT2-39