Em memória do Zé Monteiro, Senhor e IconoclastaO primeiro tipo que vi a xutar foi o Beto Júnior, para aí há uns 20 anos, estávamos todos na gruta do Venâncio. O Beto apareceu a pedir para dar lá o caldo e entrámos todos, a pensar que se ia fumar um charro….
Investigadores da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, descobriram que ondas de ultrassom de alta frequência, semelhantes às usadas em exames médicos, conseguem destruir vírus como o SARS-CoV-2 e o H1N1 sem provocar danos nas células humanas.
O Paim está a transformar-se num paraíso de degradação social em plena zona residencial. Pessoas alcoolizadas e drogadas espalhadas pelas ruas, fezes e urina junto a moradias, lixo constante, restos de droga no chão, tendas improvisadas, indivíduos a dormir até à porta de creches e moradores obrigados a desviar-se para conseguir entrar em casa.
Há quem viva diariamente mau cheiro, abordagens constantes para pedir dinheiro e uma sensação crescente de insegurança. Cafés, serviços e espaços públicos tornaram-se pontos de permanência permanente de quem ocupa ruas e entradas sem qualquer controlo.
E a pergunta que muitos moradores fazem já deixou de ser exagero: temos mesmo de aceitar isto à porta de casa?
Uma coisa é apoiar quem precisa. Outra é deixar um bairro inteiro entregue ao abandono, ao caos e à falta de autoridade. O Paim não pode continuar a ser ignorado.
Anonymous participant 502
Há pessoas a vender apartamentos por causa disso porque tem medo a noite de entrar não venha algum atrás
Trabalho é o que eles precisam,está coisa de sustentar malandros é isso que resulta,mas o Presidente da Câmara e do governo regional precisam de óculos para ver de perto,é uma autêntica vergonha.
É verdade, eu sou testemunha como uma das moradoras desta bem falada zona de Ponta Delgada, por mais que uma vez já tive de saber onde ponha os pés, à porta do meu prédio, para entrar em casa porque lá estava a dormir um individuo do sexo masculino, com um cobertor por cima que eu nem sabia onde era a cabeça dele ou os pés. A bloquear a entrada da porta.
E todos os dias penso que pior estão as pessoas que moram à frente aquela instituição que fica na Rua Domingos Pintor, porque essas sim deixaram de ter acesso à suas portas, deixaram de ter paz e silêncio, porque os pequenos passeios passaram a ser cama e mesa, sala de estar e de chuto!, etc, onde o barulho e as zaragatas são constantes e a toda a hora do dia ou da noite, que o diga a polícia que de pouco a pouco é chamada ao local. É apenas triste. Não por eles, porque eles fizeram a escolha deles, a mais fácil, porque a vida de nós todos apresenta-nos tristezas e desafios todos os dias e nem toda a gente se entrega às drogas. Triste é quem se esforçou para ter uma casinha em condições, com o trabalho do suor do seu rosto e depois tem de viver com as más escolhas dos outros e passar a estar exposto a uma realidade com esta, que desnorteia as nossas crianças, sem nós sabermos o que lhes explicar ao certo, e a nós também, sem alternativa aparente. É isto! Uma tristeza…
Ja era de se esperar quando o centro foi construído…a degradação da zona vai se alastrando e já é visível… Uma zona tão boa para se viver estar a passar por uma situação destas é triste, infelizmente é pra continuar se nada for feito…
O governo não tem culpa tem casa de apoio e dormidas mas eles nao queram ter ordens queram entra a horas que a pereceram estas gentes que dormem no caminho já estão costumados para andaram sempre atrás das pessoas por tanto não dou a culpa a ninguém isso é a minha opinião eles estão assim porque eles querem
Mas não da o direito deles terem a encomendar as pessoas nas suas portas ou mesmo entradas
Eles deviam de ter só um lugar para eles mas tinha que ser obrigados a terem ali fechados com pessoas responsáveis é a minha maneira de ver desculpa de este comentário por não é o meu costume de fazer um bem aja para todos
Isto tem de existir uma rápida intervenção “em terreno”… porque, estas situações estão a ganhar “demasiada área”!!! E, isto, por agora é só a “ponta do icebergue”
Infelizmente não é só no Paim, é em toda a área circundante do Centro de Acolhimento dos sem abrigo. Fruto da irresponsabilidade de umas “almas” iluminadas que ainda não perceberam que não se pode “massificar” respostas sociais nesta população. Neste caso e nesta área problematica, menos é mais!
Não basta criticar basta fazer pressão aquem de direito para que saiam dos gabinetes e venham para o terreno corrigir as pequenas lacunas . Sabendo que a partida muitos desses trabalhos vem de um núcleo interno e restantes vem da intervenção da população e as demais entidades dependendo dos casos,…mas isso é um trabalho constante em que falem a mesma linguagem. Dou como exemplo degradação dos edifícios e a seu abandono se não ouver um bom entendimento estado vs família , proprietário nada feito. O caso aqui da foto senão perceberem os motivos de estas pessoas aqui estarem isto irem ao cerne da questão nada feito.
Enquanto não se pegar nessa gente de m€rda que não quer nada mesmo, nem a família os quer e fechar obrigatoriamente numa casa de recuperação começar a levar eles para lá fechados, limpavam tudo! Agora vem aqui os fofinhos dizer não sei o quê, olha Paim vai buscar 10 e leva pra casa para dormir ctg
Penso que tudo isso se deve a leis muito brandas,não se responsabiliza,não se exige,não se controla,permite-se tudo,se eles já não têm capacidades de decisão, então que seja o estado a decidir,mas decidir não é permitir nem fechar os olhos,é agir de forma que se salvaguarde a segurança e a tranquilidade publicas.
Nas “vítimas” ninguém toca. Até fazem mais, dão de comer, beber, estadia e cigarros. Ora, a dar incentivos destes, o número de indigentes só vai aumentar.
A solução seria criar uma lei como no tempo da ditadura. Chamavam a lei da indigência. Se a polícia te apanhasse a dormir na rua, ias terminar o soninho à esquadra. A tua família era contactada para te vir buscar, o que era considerado uma enorme vergonha para a família. Retirem-nos das ruas e enviem-nos para um manicómio para serem tratados. Fechados a 7 chaves até recuperarem.
2 feira vamos levar as crianças a creche é restos de droga, fezes e cheiro… passar com um filho por caminhos destes é complicado. O governo que ajude jovens que trabalhem e querem construir vida. Ajudar quem não faz nada é que sim. Leis de merda
Só no Paim? A uns metros mais abaixo (na zona do Meu Super), os moradores já têm uma bela vizinhança há anos e por mais queixas/baixos assinados que se tenha feito, não se viu nada!
Portugal não tem um politico que se aproveite, são todos ignorantes , daqui a dias vão ser eles a gritar para o povo fazer alguma coisa, porque eles não sabem
O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada parece determinado em empurrar o caos social e urbano que atualmente se vive no Paim diretamente para a freguesia dos Arrifes. Esta decisão representa uma total irresponsabilidade política e uma profunda falta de respeito para com a nossa comunidade.
A intenção de construir uma casa de abrigo na nossa terra foi tomada de forma unilateral, sem auscultar ou consultar os residentes, que, naturalmente, não querem este projeto para a sua freguesia.
Não queremos a construção desta casa de abrigo nos Arrifes!
O Sr. Presidente da Câmara tem a obrigação de resolver a situação decadente que se vive no Paim na sua origem, através de políticas sociais sérias, integradas e eficazes. Exigimos que assuma as suas responsabilidades em vez de criar novos focos de tensão.
Os Arrifes merecem respeito. Pelos nossos filhos, pelas nossas famílias e pelo futuro da nossa freguesia, dizemos NÃO!
Realmente é muito triste.. eu realmente vejo que as crianças e os pais ao irem para a creche tropeçam no senhor para conseguirem entrar, tal como pisam as fezes e a urina desse mesmo senhor.. coitados precisam de ir trocar de roupa e sapatos com tanta porcaria que é criada a porta da creche
Realmente eu tenho dificuldade em entrar em casa e na garagem porque tenho muita gentinha a porta.. tenho de estar em casa com as janelas fechadas devido ao mau cheiro das fezes e da urina!!
Amanhã vou ver se encontro os restos das drogas que tanto falam, pode ser que ainda consiga algum dinheiro.
Devemos viver num Paim diferente.
O Paim realmente está péssimo mas não como esse anónimo descreve com tamanho exagero.
Infelizmente esse senhor que aparece na fotografia com a cara do mesmo, teve muitos azares na vida! Nem tudo o que está na rua significa consumidores! Sejam mais humanos e em vez de vir escrever para o Facebook de forma anónima tenha a decência de ir falar com as pessoas e perceber as histórias das mesmas!
A câmara municipal de ponta delgada vai fazer casas nos valados para dar a esta gente, mas quem vai limpar as casas ? É mais ele vai limpar a cidade e vai dar dores de cabeça para quem tem negócios nos armazéns dos valados.
Ginete e o Mistério da Fonte do Sapateiro, a apresentar em breve, é a minha estreia na literatura infantil. Com ilustração de Joana Ramos, tem edição da Junta de Freguesia de Ginetes e é um projeto literário com forte vertente pedagógico-didática.
Morreu a poetisa e jornalista são-tomense Conceição Lima
Conceição Lima é o nome mais traduzido da literatura são-tomense, com livros e poemas em alemão, árabe, espanhol, checo, francês, galego, italiano, inglês, shona, servo-croata e turco.
Um forte nevão pintou de branco o ponto mais alto de Portugal – a montanha da ilha do Pico, nos Açores – em pleno mês de maio. As imagens, partilhadas pelo guia Renato Goulart, estão a deslumbrar os internautas.