língua portuguesa usada na Idade Média

Rio de Janeiro, 10 out (EFE).- O “Vocabulário do Português Medieval”, um lista com cerca de 170 mil palavras que eram usadas nos atuais territórios de Portugal e da Galícia (norte da Espanha) na Idade Média, foi lançado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro após 35 anos de pesquisa. Continuar a ler língua portuguesa usada na Idade Média

morreu Kevin Sherlock um amigo de Timor

Joana Ruas via John Waddingham
5 hrs ·
O nosso comovido adeus a KEVIN SHERLOCK (1934-2014), um apaixonado pela Causa Timorense. As suas cinzas serão transferidas para Timor-Leste onde descansará em paz.As nossas condolências aos seus familiares e amigos.

Visiting Kevin Sherlock

Visiting Kevin Sherlock

D.Arquimínio Costa O último Bispo Português de Macau

José Gabriel Ávila
8 hrs ·
D.Arquimínio Costa
O último Bispo Português de Macau, D. Arquimínio Costa, natural e residente em São Mateus da Ilha do Pico, celebra hoje 65 anos de sacerdócio.
D. Arquimínio foi o último dos seis Bispos açorianos que exerceram o seu múnus apostólico no antigo Padroado português do Oriente. O primeiro foi D. João Paulino de Azevedo e Castro, natural das Lajes do Pico, depois, o Cardeal D.José da Costa Nunes, Bispo de Macau e Patriarca das Índias Orientais, natural da Candelária também do Pico, tal como D. Jaime Garcia Goulart, Bispo de Timor e D.José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias. D. Paulo Tavares, era natural de Rabo de Peixe, São Miguel e o último Bispo de Timor foi D. Arquimínio.
Nasceu em 19 25 e foi ordenado, no Seminário de Macau, em 6 de Outubro de 1949, onde desempenhou vários cargos de prefeito e de professor. Tirou o Curso de Direito Canónico em Roma e sucedeu a D. Paulo Tavares naquela diocese.
D. Arquimínio, foi considerado por um dos seus professores do Seminário como o aluno mais brilhante que por lá passou.
Regressou ao Pico, após a passagem de Macau para território chinês. Desempenhou tarefas pastorais, tendo-se várias vezes substituído ao Bispo da Diocese nas cerimónias de celebração do Crisma.
Hoje, o clero de toda a ilha, vai visitá-lo na sua casa em São Mateus, assinalando a data da sua ordenação presbiteral.
Registo esta data por se tratar de uma personalidade cujas qualidades humanas de simplicidade, inteligência e dedicação à Igreja local e universal não têm merecido o devido reconhecimento.
Durante largos anos, D. Arquimínio publicou uma série muito interessante de artigos de caráter apologético e doutrinário no semanário O DEVER.
O seu legado pastoral foi compilado e encontra-se numa obra, em vários volumes, assinada pelo Pe Tomás B.Cardozo, onde se referem as notas pastorais dos Bispos atrás referidos

gramática Kimbundo

19 Setembro de 2014 | 19h18 – Actualizado em 19 Setembro de 2014 | 19h18
Escritor Sebastiao Pedro lança gramática em língua nacional Kimbundo no Dondo

 

http://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/mobile/noticias/lazer-e-cultura/2014/8/38/Escritor-Sebastiao-Pedro-lanca-gramatica-lingua-nacional-Kimbundo-Dondo,409192e5-629f-4e16-a9bc-d9b4b5d620eb.html?version=mobile

Dondo – Uma gramática em língua nacional kimbundo da autoria do escritor Sebastião Pedro Cristovão (Mbaxi Dya Kadi), foi lançada hoje, sexta-feira no Dondo municipio de Cambambe, província do Cuanza Norte.

-A Continuar a ler gramática Kimbundo