MALACA CASTELEIRO NO BRASIL 2014

Brasil: Malaca Casteleiro em conferências no Rio de Janeiro

In Defesa da Língua Portuguesa, Língua Portuguesa Internacional, O Mundo de Língua Portuguesa on 17 de Setembro de 2014 by ronsoar Tagged: Academias, Acordo Ortográfico, Brasil, educação, Língua Portuguesa, Lusofonia, Portugal, Rio de Janeiro

Da Academia Brasileira de Letras e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)

.
O professor João Malaca Casteleiro, um dos mais destacados defensores da implantação do Acordo Ortográfico em seu país e membro da Academia das Ciências de Lisboa, participou de uma série de eventos no Brasil em promoção de uma política internacional para a Língua Portuguesa.

Malaca Casteleiro fez na segunda-feira, dia 15 de setembro, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, a conferência A Língua Portuguesa no Mundo Atual Globalizado.

No dia 17 de setembro, o professor Malaca Casteleiro esteve no Liceu Literário Português, em Larajaneiras, também no rio de Janeiro, onde lançou o livro A Arte de Mandar em Português: Atualidade deste Estudo 50 Anos Depois, publicado no Brasil pela Editora Lexicon.

No mesmo dia, participou de evento do lançamento do livro no Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde realizou aula inaugural do segundo semestre letivo da instituição brasileira.

O ilustre intelectual português empreendeu a visita o Rio de Janeiro graças a convite feito pelo professor Evanildo Bechara, membro da Academia Brasileira de Letras.

João Malaca Casteleiro é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O acadêmico é, ainda, o responsável pela versão europeia do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Em 1986, ele fez parte da delegação portuguesa no Encontro de Unificação Ortográfica da Língua Portuguesa, realizado na sede da ABL em Academia Brasileira de Letras. Participou também, do Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa, em 1988, assim como dos trabalhos que conduziram ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em Lisboa, em 15 de dezembro de 1990. :::

.
–– Extraído da Academia Brasileira de Letras e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil) ––