gramática Kimbundo

19 Setembro de 2014 | 19h18 – Actualizado em 19 Setembro de 2014 | 19h18
Escritor Sebastiao Pedro lança gramática em língua nacional Kimbundo no Dondo

 

http://m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/mobile/noticias/lazer-e-cultura/2014/8/38/Escritor-Sebastiao-Pedro-lanca-gramatica-lingua-nacional-Kimbundo-Dondo,409192e5-629f-4e16-a9bc-d9b4b5d620eb.html?version=mobile

Dondo – Uma gramática em língua nacional kimbundo da autoria do escritor Sebastião Pedro Cristovão (Mbaxi Dya Kadi), foi lançada hoje, sexta-feira no Dondo municipio de Cambambe, província do Cuanza Norte.

-A

+A
E-mail
Corrigir
Imprimir
ESCRITOR SEBATIAO PEDRO LANÇA GRAMÁTICA EM LÍNGUA NACIONAL KIMBUNDO NA CIDADE DO DONDOFOTO: DINIZ SIMÃO
O livro com título em kimbundo “Kilombwelelu kya Dizui dia Kmbundo”(traduzido em português significa a Gramática da Língua Kimbundo) contém 245 páginas e foi editada pelo autor em colaboração com o Ministerio da Cultura, com uma tiragem de duas mil e 500 exemplares.

Em declarações à Angop, o autor disse que a obra poderá ser de maior utilidade para o estudo do kimbundo como língua nacional angolana e, naturalmente, ser fonte de consulta para os estudiosos.

De acordo com o autor da obra, o objectivo do lançamento da gramática em kimbundo visa ajudar os jovens da sociedade angolana a falar, escrever e compreender com mais profundidade esta língua nacional, tornando-se um instrumento popular na aprendizagem da mesma.

O livro aborda essencialmente o tratado da linguagem falada e escrita bem como o funcionamento da língua kimbundo do ponto de vista da síntaxe, da fonologia, da pragramática e do léxico.

De acordo com o director do Instituto de Línguas Nacionais do Ministério da Cultura, José Pedro, que fez a apresentação da obra, o livro é um valioso contributo ao estudo da lingua kimbundo por ter sido escrito inteiramente nesta mesma lingua.

“O que nós temos estado a assistir, são obras escritas em português a fazerem abordagem sobre as nossas linguas”, admitiu.

Salientou que a obra representa o estudo da linguística aplicada ao kimbundo envolvendo aspectos da fonética, a morofologia, a sintaxe, a lexicologia, entre outros tratados da linguistica.

A publicação é uma edição comemorativa do II Festival Nacional da Cultura (Fenacult) e foi lançada na esteira das actividades da V edição da Feira do Dondo que decorre desde quinta-feira nesta cidade.

Estiveram no acto do lançamento da gramática em kimbundo, académicos, estudantes universitários e público em geral .

O autor é natural de Cacolombolo, comuna de Kiangombe, municipio do Lucala é licenciado em linguistica portuguesa e é chefe do Departamento do Protocolo e Relações Públicas do Governo do Cuanza Norte.

É igualmente professor das cadeiras de Língua Nacional Kimbundo e Literatura Africana de Expressão Portuguesa na Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte.