HOMENAGEM A ÁLAMO OLIVEIRA Revista Atlântida do IAC nº LX 2016

http://www.culturacores.azores.gov.pt/agenda/default.aspx?id=9591
nela encontra entre vários autores importantes um modesto texto meu.

 

 

leia aqui CChrystello_05

Lançamento da “Atlântida – Revista de Cultura 2015”, vol. LX

  • LITERATURA/LITERATURE
  • GALERIA DO IAC
  • 2016-04-28 ÀS 21:00

O Instituto Açoriano de Cultura apresentará ao público, nas ilhas Terceira, Faial e Pico, o mais recente número da Atlântida – Revista de Cultura, vol. LX, referente ao ano de 2015. Contando com a presença de alguns colaboradores, esta terá lugar no dia 28 de abril, pelas 21h00, na sede social do IAC (Terceira); no dia 29, pelas 21h00, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Faial) e no dia 30, pelas 15h00, na Biblioteca Pública e Municipal da Madalena (Pico).

Esta revista organizada por cinco secções temáticas: Estudos e Criação Artística; Estudos e Criação Literária; Ciências Humanas; Outros Saberes; Dossiê Temático – Asas Sobre o Atlântico – conta com textos da autoria de: Paulo Henriques; Jorge Kol de Carvalho; Isabel Soares de Albergaria; Paulo Vilela Raimundo; Duarte Gonçalves da Rosa; Francisco Cota Fagundes; Anabela Almeida; Tomé Ribeiro Gomes; Victor Rui Dores; Lélia Nunes; J. Chrys Chrystello; Filipe Pinheiro de Campos; J. M. Soares de Barcelos; José Luís Neto; Luís Borges; Magda Peres; José Guilherme Reis Leite; Luís M. Arruda; Vidal Haddad Jr.; João Pedro Barreiros; Paulo J. M. Barcelos; Carlos Guilherme Riley; Conceição Tavares; José Tavares Rego; Mário Correia; Catia Benedetti; António Sousa Monteiro; Ricardo M. Madruga da Costa; Fernando Teixeira; Luís Menezes e Carlos Lobão.

Dando continuidade ao projeto “Asas sobre o Atlântico”, iniciado no último número da revista Atlântida (2014), abordamos através de um conjunto de estudos inéditos a “Aviação Naval”, no quadro das comunicações e transportes transatlânticos da primeira metade do século XX, como tema da maior importância para a História da aviação nos Açores, atendendo às características geográficas únicas deste arquipélago – oceânico e intercontinental.

A capa, contracapa e separadores interiores da Atlântida de 2015 portam fotografias da autoria de Jorge Barros que, à semelhança do praticado com outros artistas em anos anteriores, se associou com a sua obra à conceção imagética da revista.

Com um total de 535 páginas esta revista conta com uma tiragem de 1.000 exemplares, os quais serão disponibilizados gratuitamente aos sócios ativos deste Instituto e vendida ao público em geral por 20,00€. Esta edição contou com o apoio da empresa SAAGA, do Município de Vila do Porto, do Município da Madalena e da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo.