Pedacinhos de veneno: Caldos em cubos podem estar “te matando” aos poucos – Diário de Biologia

Um silencioso “assassino”, considerado pior à sua saúde do que o álcool, a nicotina e muitas outras drogas, está possivelmente camuflado em seu armário de cozinha neste exato momento e pode ser que no próximo

Source: Pedacinhos de veneno: Caldos em cubos podem estar “te matando” aos poucos – Diário de Biologia

ALIMENTAÇÃO

Pedacinhos de veneno: Caldos em cubos podem estar “te matando” aos poucos

Um silencioso “assassino”, considerado pior à sua saúde do que o álcool, a nicotina e muitas outras drogas, está possivelmente camuflado em seu armário de cozinha neste exato momento e pode ser que no próximo almoço você o ofereça para sua família. O Caldo de galinha, carne, legumes, peixe das marcas famosas como Knorr, Maggi, Arisco, Ajinomoto e Kitano têm algo “mágico” que transforma o sabor dos alimentos. O problema é que eles são bombas de glutamato monossódico (ou GSM).

O GSM é um dos piores aditivos alimentares da atualidade. Ele é mais do que somente um tempero para carnes ensopadas. E, pasmem! Até comidinha de bebê tem esse temperinho escondido. O GSM tem o poder de destacar o sabor dos alimentos, fazendo o gosto de carnes processadas e refeições congeladas ficar melhor e terem um cheiro melhor, as saladas ficarem mais saborosas e comidas enlatadas com gosto menos metálico. Até aquele famoso macarrão sem graça que fica pronto em 3 minutos muda completamente o sabor quando o “pozinho mágico” é adicionado no final.

Pesquisas recentes mostram que o glutamato monossódico pode ser classificado como uma excito-toxina, ou seja, uma substância que estimula suas células a ponto de danificá-las ou mata-las. A danificação nas suas células cerebrais pode levar a dores de cabeça, aceleração dos batimentos cardíacos, dores no peito, dormência ou formigamento no rosto e pescoço, asma, palpitações e sudorese. As complicações à longo prazo relacionadas ao seu consumo vão desde obesidade e depressão a enxaquecas crônicas e lesões oculares.

Ao bloquear as funções neurológicas do hipotálamo, que ajudam a controlar o apetite, o glutamato nos induz a comer mais de que necessitamos e com isso a obesidade só aumenta. Assim, o ideal mesmo é que esses cubinhos (ou pozinho) seja substituído por algo natural que realce o sabor da mesma forma.

UM SOLUÇÃO SIMPLES, SAUDÁVEL E NATURAL

Diversos “mestre-cucas” do mundo inteiro têm um truque fantástico para deixar seus pratos deliciosos e nem usam, para isso, truques à base de glutamato.

Você só precisa misturar ervas naturais realçadoras de sabor da sua preferência, como salsinha, alho, cebolinha, orégano, manjericão, tomilho, e até uma pimentinha. Conforme mostra a foto, pique tudo bem pequeno e coloque em uma forma de gelo. Adicione, óleo de coco extra-virgem, azeite ou manteiga derretida e leve na geladeira por algumas horas. Voilà!! Você tem um “cubinho mágico” natural e saudável que pode ser adicionado a sopas, caldos, carnes ensopadas e etc.

Ervas que você pode usar para fazer seu próprio cubinho saudável.

 Fonte: saudecuriosa / anovaordemmundial/ omeujardim / puraeco
Imagens: Reprodução/ saudecuriosa / novosrurais
Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.