lembrar sá carneiro

【A CAUSA DAS COISAS】
A morte de Sá Carneiro ocorreu a 4 de Dezembro de 1980. Passaram 42 anos e o acidente nunca foi esclarecido.
Em Maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, Francisco Sá Carneiro fundou o Partido Popular Democrático – entretanto designado Partido Social Democrata – juntamente com Francisco Pinto Balsemão e Joaquim Magalhães Mota. Sá Carneiro torna-se o primeiro secretário-geral do então PPD.
Foi nomeado ministro em diversos governos provisórios, eleito deputado à Assembleia Constituinte em 1975 e, no ano seguinte, eleito deputado à Assembleia da República, na primeira legislatura.
Depois de se demitir e de regressar à liderança do partido, cria, em 1979, a Aliança Democrática, uma coligação entre PPD/PSD, CDS, Partido Popular Monárquico e alguns independentes.
A coligação vence as legislativas com maioria absoluta, na maior coligação governamental até então, desde o 25 de Abril.
Sá Carneiro foi chamado pelo Presidente da República de então, Ramalho Eanes, para liderar o novo executivo, tendo sido indigitado primeiro-ministro.
Francisco Sá Carneiro morre na noite de 4 de Dezembro de 1980, em circunstâncias trágicas e nunca esclarecidas.
Seguia num avião em direção ao Porto, juntamente com Adelino Amaro da Costa, ministro da Defesa, e a sua companheira Snu Abecassis, para participar num comício de apoio ao candidato presidencial da coligação, o general António Soares Carneiro.
Artur Arêde and 2 others
Like

 

Comment
Share
0 comments