este governo só acelera na estrada

A CAUSA DAS COISAS
SIC – VERDADE OU CONSEQUÊNCIA – Parece que anda tudo numa “fona”…à cata dos Ministros e membros do governo, que andam numa “roda viva” a inaugurar eventos aos 2 e 3 por dia (sempre a aviar).
Que eu me lembre e já tenho uns anos valentes de estrada, sempre me recordo de ver mesmo antes do 25 de Abril de 74, carros do estado com batedores atrás e à frente, sempre a assaparem para além dos limites da lei.
No tempo em que fazia vida semanalmente na A1, Mangualde-Torres Novas e vice versa e por este Portugal fora, foram centenas as vezes em que eu ia a abrir e os Mercedes, Audi e BMW, passavam por mim a roncar, nada que não se soubesse!
Mas voltando ao presente, o acidente que envolveu o carro do ministro da Administração Interna relançou o debate sobre a velocidade a que os membros do Governo circulam na estrada.
No último mês, a equipa do Essencial de Conceição Lino fez-se à estrada e constatou velocidades acima dos limites.
Para fazer este trabalho, foram escolhidos aleatoriamente membros do Governo a partir da agenda que os Ministérios enviam para a comunicação social.
A 7 de Outubro, com um carro descaracterizado, a equipa do Essencial seguiu até Oliveira do Hospital, onde Pedro Nuno Santos tinha agenda.
O ministro das Infraestruturas tinha agenda a seguir, às 16:00, no porto de Leixões, mas só saiu de Oliveira do Hospital por volta das 15:00. Com apenas uma hora para fazer quase 200 quilómetros, a velocidade rapidamente sobe muito para além dos limites.
A equipa do Essencial foi também ao encontro de Eduardo Cabrita em Torres Novas e de João Galamba, na autoestrada a caminho do Algarve.
Mais de quatro meses depois do acidente mortal na A6 com o carro em que seguia o ministro da Administração Interna, é Essencial perceber a que velocidade circulam os membros do Governo.
Em Julho, o ministro do Ambiente foi filmado por jornalistas a 160km/hora numa estrada nacional e a 200km/h na autoestrada e, na altura, fez uma promessa: “Já fiz a minha contribuição e já falei com quem conduz, que é o meu motorista, e isto nunca mais voltará a acontecer”.
Ora bem, chegados aqui, julgo que ninguém deixará de reflectir no essencial:
Será ou não lícito o uso do excesso de velocidades por membros do governo, a título excepcional. Atente-se que o facto de circularem acima dos limites da lei geral, não estão contudo em transgressão, convenhamos, à luz das excepçóes previstas!
Poderemos achar uma arbitrariedade, até mesmo uma incongruência comparativamente ao comum dos cidadãos,todavia, sendo um ministro ou um membro do governo um comum cidadão, na verdade já não o é somente, no exercício das suas funções, são legitimados pelo poder instituido, que não estã ao nosso alcançe.
Errado ou certo é assim mesmo, não há volta a dar.
Se querem mudar a lei e aplicá-la rigorosamente, sem excepções, pois façam-no, mas na actualidade, os excessos de velocidade em casos específicos, são mesmo permitidos.
Finalmente, o que já não é permitido, e tão pouco admissível, “curial”, é que os jornalistas, embora no exercício legítimo das suas funções, corram no mesmo erro, sem estarem espaldados na lei, de andarem em perseguição de quem quer que seja, aos mesmos 200 Km/hora.
May be an image of text
You and Artur Arêde
Like

Comment
Share
0 comments