ILHA TERCEIRA No rasto das crianças açorianas levadas por militares americanos

Source: Expresso | No rasto das crianças açorianas levadas por militares americanos

No rasto das crianças açorianas levadas por militares americanos

20 de Outubro de 2018

NO RASTO DAS CRIANÇAS AÇORIANAS O seu jornal está nas bancas. Em alternativa também o pode ler em versão digital, mas para mim nunca será a mesma coisa. Nesta edição tem o melhor exemplo disso. A E, a revista do Expresso, tem as honras de abertura deste Expresso Curto.

Há histórias que depois de contadas têm de ser lidas pelo folhear de páginas impressas. Só assim conseguirá absorver toda a extensão e impacto das palavras e imagens. Esta é uma delas.

Durante anos, entre a década de 40 e os primeiros anos da década de 80, centenas de crianças foram levadas da ilha Terceira por militares americanos. A base da Lajes chegou a ter seis mil efetivos que com eles traziam mais do que dólares. Nas malas carregavam esperança e o sonho de uma vida melhor. Entre as histórias que contamos no Expresso não há uma igual mas todas partiam da mesma pobreza que atirava crianças para os braços de outra mãe ou o colo de outro pai. Eram tempos diferentes, com leis escassas e incapazes de proteger estas situações. A grande maioria das crianças saiu sem papéis legais de adoção, em aviões militares, num anonimato quebrado apenas por fotografias a preto branco que muitas carregam ainda hoje como tesouros. Décadas depois há alguns reencontros, possíveis pela coragem e empenho de um polícia da Terceira (Paulo Ormonde), e muitas lágrimas. Iguais às que não vai conseguir conter ao ler este trabalho fantástico publicado pelo Expresso.

Mas há mais para ler no Expresso.

https://expresso.pt/newsletters/expressomatinal/2018-10-20-No-rasto-das-criancas-acorianas-levadas-por-militares-americanos