aleluia Orçamento dos Açores para 2021 já foi publicado em Diário da República – Jornal Açores 9

Views: 0

Com a publicação no jornal oficial da República Portuguesa, o Orçamento da região para o presente ano entra oficialmente em vigor. O Orçamento tinha sido aprovado na Assembleia Regional em 23 de abril, com os votos a favor de PSD, CDS-PP, PPM, Chega, IL e a abstenção do PAN, tendo o PS e o BE […]

Source: Orçamento dos Açores para 2021 já foi publicado em Diário da República – Jornal Açores 9

Ana Luísa Amaral ganha Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana | Livros | PÚBLICO

Views: 0

O prémio tem um valor pecuniário de 42.100 euros e é considerado a maior distinção para a poesia no espaço literário ibero-americano.

Source: Ana Luísa Amaral ganha Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana | Livros | PÚBLICO

A INTELIGÊNCIA DOS GOLFINHOS, SUPERIOR À DE MUITOS HUMANOIDES

Views: 1

“até que o homem aprenda a respeitar e a dialogar com o mundo animal, nunca poderá conhecer o seu verdadeiro papel nesta Terra.”
May be an image of 2 people and people standing
O famoso mergulhador italiano, Enzo Maiorca, nadava nas águas quentes do mar de Siracusa e conversava com sua filha Rossana que ficara no barco.
Pronto para submergir, sentiu algo bater ligeiramente nas costas. Virou-se e viu um golfinho. Percebeu então que ele não queria brincar, mas expressar alguma coisa.
O animal mergulhou e Enzo o seguiu.
A cerca de 12 metros de profundidade, preso em uma rede abandonada, havia outro golfinho.
Maiorca rapidamente pediu à filha que apanhasse suas facas de mergulho. Em poucos minutos os dois conseguiram libertar o golfinho que, no limite das forças conseguiu emergir, emitindo um “grito quase humano” (assim descreveu Maiorca).
Um golfinho pode resistir debaixo d’água até 10 minutos, depois afoga-se.
O golfinho liberto, ainda atordoado, foi controlado por Enzo, Rossana e o outro golfinho. Depois veio a surpresa: Era uma delfina, que logo deu à luz um filhote.
O macho circulou-os e, parando à frente de Enzo, lhe tocou na bochecha (como se fosse um beijo), num gesto de gratidão… e se afastaram.
Enzo Maiorca terminou sua intervenção dizendo: “até que o homem aprenda a respeitar e a dialogar com o mundo animal, nunca poderá conhecer o seu verdadeiro papel nesta Terra.”
Artur Neto and 5 others
Like

Comment
Share