vndalismo brasileiro

VÂNDALOS PICHAM E INCENDEIAM ESTÁTUA DE PEDRO ALVARES CABRAL, NO BAIRRO DA GLÓRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (BR)
Os autores da ação de vandalismo colocaram pneus em volta da estátua e atearam fogo, além de deixar uma pichação no monumento
Por_ Redação Diário do Rio . -24 de agosto de 2021
Na madrugada desta terça-feira (24/08), o monumento em homenagem ao descobridor e navegador português Pedro Álvares Cabral, na Glória, em frente à Praça Paris, foi atacado por vândalos. Os criminosos incendiaram a estátua, que é de bronze, e mancharam sua base com as chamas, além de terem realizado pichações.
Além disso, a estátua foi pichada com a frase: “Marco temporal é genocídio. PL 490 não”. O chamado “marco temporal” pode mudar o entendimento sobre demarcações de terras indígenas em todo o País.
Os autores da ação de vandalismo colocaram pneus em volta da estátua e atearam fogo, deixando boa parte do monumento manchado de preto. Ninguém interviu. A equipe de manutenção da Prefeitura já esteve no local para tomar as providências necessárias.
O monumento foi feito pelo escultor mexicano naturalizado brasileiro Rodolfo Bernardelli (1852-1931), um artista acadêmico de grande valorização. Contando com o apoio e a estima da família imperial brasileira, o artista atendeu a diversas encomendas importantes, destacando-se os monumentos aos generais Osório e Caxias.Colaborou no projeto de reforma do ensino artístico que resultou na transformação da antiga Academia Imperial na Escola Nacional de Belas Artes.
Apesar de ser obviamente proibido, esse tipo de ação acaba por ser frequente no Rio de Janeiro, destruindo ou causando danos a patrimônios do município. É notória a situação de destruição do lindo monumento ao General Osório, na Praça XV, no Centro. Logo após ser totalmente restaurado, vândalos cortaram e levaram diversas partes da estátua, e todo o gradil que a rodeava.
Além disso, as estátuas, suas partes ou alguns materiais delas são, muitas vezes, alvos de furtos, e acabam sendo receptados por alguns dos vários ferros velhos que se espalham pela cidade. No Centro da Cidade, é conhecida a existência de ferros velhos que funcionam na Rua Senador Pompeu e na Rua da Gamboa, comprando todo o tipo de objeto furtado, em plena luz do dia. Em Copacabana, caminhões circulam pelo bairro e são uma espécie de ferros-velhos volantes; compram os objetos furtados e não têm ponto fixo, de forma a evitar as sanções das autoridades.
May be an image of outdoors and monument
Like

Comment
Share
0 comments