Vice-Presidência do Governo introduz mudanças na intervenção social local

Vice-Presidência do Governo introduz mudanças na intervenção social local
A Vice-Presidência do Governo informa que foram dadas orientações, emanadas pelo Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, para que seja reforçada a presença de assistentes sociais ao nível de freguesia.
Segundo Artur Lima, o XIII Governo Regional dos Açores considerava ser determinante alterar o paradigma da ação social na região, promovendo uma política de intensificação da presença dos técnicos no terreno, conforme já tinha sido defendido pela Vice-Presidência do Governo no ano transato.
A intenção, segundo o Vice-Presidente do Governo, é a de providenciar uma intervenção atenta e adequada às necessidades dos açorianos, designadamente os mais vulneráveis.
No passado, as deslocações dos técnicos ao território, junto das populações, resultavam, maioritariamente, de atendimentos agendados. Agora, há uma orientação da tutela para que os dias sejam definidos previamente, devendo os técnicos estar disponíveis para qualquer eventualidade durante o período temporal estabelecido.
O que se pretende é que, para além de um reforço da resposta de atendimento de ação social no terreno, haja um aumento nos tempos de estadia dos técnicos no território.
Em concreto, por exemplo, nas zonas onde antes os assistentes sociais se deslocavam uma manhã por semana, agora devem ir dois dias por semana, ou quando antes iam uma manhã de forma quinzenal, agora devem estar junto da população um dia por semana. Existem outras situações em que os técnicos iam a determinada zona uma ou duas vezes em cada mês, devendo, agora, ir duas vezes por semana.
No entendimento de Artur Lima, apesar das mudanças operadas nos procedimentos de intervenção social começarem a surtir os efeitos desejados, pretende-se que o Instituto de Segurança Social dos Açores intensifique e prossiga o trabalho desenvolvido, com vista ao melhoramento contínuo do processo relacional entre o cidadão e os serviços públicos.
Para o Vice-Presidente do Governo, o cumprimento das orientações emanadas pela tutela, em matéria de intervenção social no terreno, deve ser seguido e concretizado sem tibiezas, em benefício do bem-estar social das comunidades. O governante agradece o empenhamento e o comprometimento de todos os técnicos de ação social nesta mudança de atuação.
May be an image of 3 people and people standing
1 share
Like

Comment
Share
0 comments