VASCO CALLIXTO O ÚLTIMO TEXTO

May be an image of 2 people and text that says "JOSÉ CORREIA GUEDES Autor de Ο Aviador CARLOS BLECK O herói esquecido da aviação portuguesa PORTUGAL PREFÁCIO DE Jaime Nogueira Pinto"
́ … Ao início da tarde de Domingo 26 de Dezembro, horas antes de a morte o levar tranquilamente enquanto dormia, o meu avô Vasco Callixto enviava-me por mail a quase totalidade do seu último texto, escrito tanto quanto sei nessa mesma manhã. Tendo-lhe oferecido na noite de Natal o livro recém-publicado “Carlos Bleck – O Herói Esquecido da Aviação Portuguesa”, da autoria de José Correia Guedes, foi a esta obra que o meu avô dedicou esse último texto. No entanto, como disse acima, a parte final do mesmo (a partir de “O País está em dívida”) não me chegou a ser enviada pelo meu avô, o que levou a que na sua agenda-diário anotasse que não tinha conseguido enviar-me o texto. Assim, essa parte final foi agora por mim transcrita do manuscrito que estava em cima da secretária no quarto do meu avô. Aqui fica esse pequeno texto, que mostra que toda a sua verve se manteve inalterada até ao último sopro de vida…
” numa obra do Comandante José Correia Guedes, que considera o consagrado aviador “o herói esquecido da Aviação Portuguesa”. Realmente, o único aviador português que, por três vezes, voou sozinho sobre três continentes, não tem sequer o seu nome numa rua de Lisboa, nem na Amadora, somente em Sintra, porque lá faleceu. Nesta obra se espelha a ingratidão e a ignorância da gente de hoje em relação à gente de ontem, cujos feitos ficaram na “História dos Heróis” de terra, mar e ar. Carlos Bleck, o nosso primeiro aviador civil, não merecia tal desfeita. O País está em dívida relativamente a uma das mais destacadas figuras da Aviação Portuguesa. De desejar será que o livro agora publicado contribua para remediar a infeliz situação. O autor, também aviador consagrado, embora de uma nova geração, oferece aos interessados uma obra excelente sobre Carlos Bleck, com uma colecção de fotografias inéditas.”
Like

Comment
Share
0 comments