um elogio

” Olha que não há mais metafísica senão
chocolates “.
Fernando Pessoa
Vem isto a propósito do meu frigorífico que deixou de fazer gelo .
Telefonei para a L G e fui bem atendido ao telefone.
Parece uma coisa normal , devida , obrigatória, racional .
Puro engano . Hoje tudo funciona mal . Qualquer chamada para uma entidade particular pode demorar minutos muitos e acabar em nada . Se eu ligar para o Estado , então , o insucesso é multiplicado por …
Eu sei que há gravações e comunicações por outras vias , a LG percebeu que o contacto humano , eficiente ( eficientissimo , neste caso ) consegue benefícios comercias , reputação e distinção.
Habituei-me a elogiar, por tudo e por nada , por isso fiz questão de elogiar o atendedor e , depois , a menina que me telefonou a marcar a visita do técnico ( é assim que agora chamam aos operários ) .
São coreanos , os patrões , e a cultura de empresa tresanda a eficiência coreana . Digo isto porque , há já muitos anos , em Montreal, comprei um robe de seda que passadas dezenas de anos , ainda funciona . Mas não é só a qualidade do material , foi o atendimento da Senhora coreana , dona da loja .
Continuo a gostar de elogiar , mas não é a torto e a direito , como comecei a conversa ; é só quando é devido e justo.
As pessoas adoram reconhecimento , mas só se é merecido . As pessoas sabem distinguir o reconhecomento do elogio falso e da loa gratuita .
E por isso que , quando a minha neta Francisca substitui o tolo do papel higiénico por sua alta recriação e sem ser mandada , eu a chamo e lhe expresso a minha admiração , sem exageros mas com apreço expresso .
Talvez haja metafísica , talvez hajam coisas transcendentes e difíceis de entender , comp os chocolates de Fernando Pessoa , mas um singelo reconhecimento de coisas triviais pode obrar maravilhas .
E é de graça.
Bem hajam
Partilhem o que merecer ser partilhado. É uma forma de reconhecimento .
Bem hajam