um dramaturgo renuncia à Rússia

MAIS RUSSO QUE PARTE
May be an image of 1 person, beard, sitting and indoor
dramaturgo diz adeus à Rússia
O dramaturgo, cineasta, actor e director teatral Iwan Wyripajew (Ivan Wyrypaev) anunciou a sua renúncia à cidadania russa numa declaração divulgada pouco depois de obter, na sexta-feira, a nacionalidade polaca.
“Despeço-me da minha cidadania russa”, afirmou Wyrypaev numa declaração divulgada pela imprensa polaca. “Infelizmente, como fizeram escritores, cientistas e simplesmente pessoas com coração no final dos anos 30 do século passado na Alemanha nazi, tive também de renunciar à minha cidadania num país com um regime político fascista”.
“Lamento que haja um regime fascista na Rússia e não quero ter nada a ver com esse regime” – acrescentou. “Continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para libertar russos da terrível mordaça e tirania com que vivem há muitos, muitos anos”.
Wyripajew (Irkutsk, 1974) é uma das mais destacadas figuras da cena teatral russa e já bastante conhecido na Polónia, onde tem trabalhado nos últimos anos, sendo também um premiado cineasta (“Euphoria”, 2006, entre outros) cujo estilo alguns caracterizam entre os de Tarkovski e Tarantino.
(tradução via Beata Chmiel)
Chrys Chrystello
Like

Comment
Share
0 comments