TURCOS-ALEMÃES VOTAM À DIREITA NA TURQUIA E À ESQUERDA NA ALEMANHA

TURCOS-ALEMÃES VOTAM À DIREITA NA TURQUIA E À ESQUERDA NA ALEMANHA
Os Resultados turcos na Alemanha são uma Amostra da Hipocrisia política reinante na Europa
Erdogan foi eleito na Turquia com 52,1 % tendo o rival conseguido 47,9% dos votos (1). Na Alemanha, dos 1,5 milhão de votos dos turcos alemães nos consulados, 67,2% foram para Erdogan e 32,8% para Kemal Kilicdaroglu; a participação turca na Alemanha corresponde a 50,4% dos eleitores turcos.
Apelos resultados se constata que a comunidade turca na Alemanha ainda é mais pró Erdogan do que os seus concidadãos na Turquia; a Alemanha é pródiga na oferta da nacionalidade alemã e grande parte dos turcos fazem uso desse presente.
Quando os resultados das eleições deram a vitória a Erdogan, logo surgiram muitos carros decorados com bandeiras da Turquia buzinando pelas ruas de muitas cidades da Alemanha.
Este resultado é certamente muito embaraçoso e desconfortante para os muitos políticos da sociedade alemã que são turco-alemães e ao mesmo tempo para os políticos alemães!
Cem Özdemir, ministro no estado de Essen disse: “Eles buzinam porque alguém ganhou uma eleição que transforma o país em uma espécie de prisão aberta, enquanto aqui desfrutam das vantagens de uma democracia liberal”.
Partidos alemães mostram-se agora hipocritamente surpreendidos com resultados que se repetem de eleição em eleição na Turquia. E até a sociedade civil se mostra admirada acerca do extremismo e do antissemitismo crescente na Alemanha…
A política, em vez de agir no sentido de evitar sociedades paralelas e fechadas fica-se pela lamentação. E, na consequência, os turcos (os muçulmanos) ainda têm de sofrer dos preconceitos que possam surgir no povo contra eles! Eles fazem legitimamente uso de nossa sociedade pluralista e dos direitos que ela lhe dá. Os políticos europeus ainda não entenderam que existem culturas que formam sociedades paralelas e fazem uso do direito liberal; além disso a religião concede-lhes o estatuto de superiores (Na Alemanha evitam-se certas festas religiosas nos jardins infantis para não ferirem as sensibilidades muçulmanas!).
E depois a imprensa alemã ainda se queixa que as eleições foram um testemunho amargo quanto à integração dos turcos na Alemanha! Mas querem mais integração se a grande maioria turca demonstrou estar integrada na sociedade maioritária na Turquia e, ao mesmo tempo “integrada” na sociedade política alemã como se constata com a sua presença activa e representativa em tantos cargos públicos ligados sobretudo ao partido dos Verdes e ao partido SPD!!!
No conflito na Ucrânia, Erdogan segue uma política em benefício do seu país (embora reprimindo o povo) servindo-se da sua ligação à OTAN e à Federação russa! Talvez por isso consiga granjear tanta atenção dos turcos da Alemanha.
António CD Justo
(1) Para uma questão de avaliação, no meu entender, deve-se registar que Salazar em comparação com Erdogan era um político liberal, tendo de comum a visão centrada na nação!
Like

Comment
Share