tunel bíblico

Views: 0

May be an image of map

Túnel de Ezequias:
O Túnel de Ezequias ou de Siloé é um túnel que foi escavado na rocha sólida, embaixo de Ofel na cidade de Jerusalém por volta de 701 a.C. durante o reinado de Ezequias. O túnel de Ezequias explica como Jerusalém foi capaz de ter uma fonte de água secreta e de sobreviver a cercos.
Confira algumas curiosidades:
1- A escavação do túnel foi uma notável proeza de engenharia da antiguidade, sendo realizada manualmente por trabalhadores usando ferramentas rudimentares.
2- Com cerca de 533 metros de comprimento, o túnel desviava apenas alguns centímetros de seu trajeto ao longo de toda a sua extensão, o que é impressionante para um projeto tão antigo.
3- O túnel tinha a função de ser um aqueduto, transportando água da Fonte de Giom até a piscina de Siloé, fornecendo um abastecimento vital de água para a cidade de Jerusalém.
4- O Túnel de Ezequias garantia que a cidade continuasse com acesso à água, mesmo durante cercos e ataques inimigos. Segundo a história, ele desempenhou um papel importante durante o cerco assírio liderado por Senaqueribe.
5- Oficialmente redescoberto no século XIX, o túnel recebeu grande atenção da comunidade arqueológica, mas ainda continua sendo um sítio de estudo e pesquisa até hoje.
6- Durante escavações e estudos posteriores, foram encontrados fragmentos de inscrições na parede do túnel, que forneceram informações adicionais sobre sua construção e história.
Tradução do texto encontrado nas paredes do túnel
“(…) quando o túnel estava seco. E este era o caminho no qual estava sendo cavado. Enquanto (…) estavam ainda (…) picaretas, cada homem após seu companheiro, e enquanto ainda restavam três cúbitos para ser cavado, foi ouvida a voz de um homem chamando seu companheiro, pois havia uma separação entre os dois grupos um que vinha cavando da direita e outro da esquerda. E quando o túnel estava seco, os homens quebravam a rocha, cada homem seguindo seu companheiro, picareta após picareta; e então a água escorreu da fonte em direção ao reservatório por 1200 cúbitos e o peso da rocha acima da cabeça dos trabalhadores era de cem cúbitos.”
(as reticências indicam partes que não puderam ser recuperadas).
7- O Túnel de Ezequias é mencionado no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de 2 Crônicas, o que confirma sua relevância histórica e sua conexão com figuras bíblicas.
8- O túnel passa por baixo da área de Ophel, uma colina arqueológica que possui vestígios de assentamentos antigos.
9- O Túnel de Ezequias é um testemunho impressionante da habilidade dos antigos engenheiros e continua sendo um marco histórico e arqueológico importante, atraindo turistas e estudiosos interessados em aprender mais sobre a história da região.

All reactions:

1

Like

Comment
Share