trrrrês em PT e meia no Brasil

Views: 0

·

Seguir

Eu já era adolescente quando no Brasil se começou a dizer “meia” em vez de “seis”. “Meia” vem de “meia dúzia”. Na mesma altura, em Portugal dizia-se “trrês”ao telefone.

A causa foi exatamente a mesma. Nos telefones dos anos trinta, o som “três” era facilmente confundível com “seis”. Nessa altura os números telefónicos não se discavam e, ainda menos, se apertavam botões.

Dizia-se pelo telefone às operadoras da central telefónica para nos ligar ao número 2367 de Curitiba ou Setubal.

Era frequente a operadora trocar o 3 com 6 e ligar para 2637.

Para evitar isso, em Portugal, começou a dizer-se “trrrês” com rrr bem vincados para distinguir de “seis”.

Pouco depois, no Brasil, onde a confusão sonora entre “três” e “seis” é ainda maior que no português europeu, começou a dizer-se pelo telefone “meia dúzia” em vez de “seis”.

Em Portugal achou-se imensa graça ao artifício brasileiro e ainda houve tentativas de o utilizar, mas o hábito do “trrrês” já estava bem enraizado e não pegou muito.

Pouco depois os brasileiros abreviaram o “meia dúzia” para “meia” e continuou até hoje. Em Portugal foi o fim do uso de “meia”. No sotaque de Portugal, “meia” ainda se confunde mais com “seis” que “três” e acabou-se.

Pouco depois vieram os telefones com discagem, deixamos de ter que dizer “trrrês” às telefonistas e também se acabou o hábito em Portugal de dizer “trrrês”.

Às vezes, raramente, quando temos que ditar um número ao telefone que contenha um 3, pessoas mais velhas ainda o dizem com grande espanto dos mais jovens que não conheceram os telefones sem discagem. Acham um artifício muito engraçado como dizer António Tomé Eduardo outra palavra José António para transmitir “até já”.

No Brasil, “meia dúzia” ou a abreviatura “meia” pegou de tal forma que hoje é a expressão corrente para “seis”.

Até se escrevem textos humorísticos cheios de graça como na resposta de Washington A. Demicheli mais abaixo. Ri-me a perder. Parabéns, Washington.

Dar um voto positivo

598
57
8
57 comentários de

Maria Palmeira

e mais

Mais da sua seleção