Torah de regresso a Trancoso

 

500 ANOS APÓS EXPULSÃO DOS JUDEUS

Rolo da Torah de regresso a Trancoso

por Lusa

 

O Rolo da Torah (Sefer Torah) regressa a Trancoso, mais de 500 anos depois da expulsão dos judeus de Portugal, anunciou a Câmara Municipal local.

O presidente  Michael Freund da  Shavei Israel(uma organização judia sediada em Israel que quer alcançar descendentes e supostos descendentes de judeus à volta do Mundo, e tem por meta fortalecer a ligação deles com Israel e o povo Judeu) carregando o Torah em Trancoso

Segundo a autarquia presidida por Júlio Sarmento, o Sefer Torah volta a existir em Trancoso “após a expulsão dos judeus decretada pelo rei D. Manuel I, em 1496, e posterior conversão forçada e a ação da Inquisição que dizimou a comunidade judaica trancosense de então”.

O manuscrito será entregue durante uma cerimónia a realizar no âmbito do Seminário de Estudo e Reflexão. Para Bnei Anusim “O Ciclo do Ano Judaico no Pensamento e na Lei Judaica”, que hoje começa naquela cidade do distrito da Guarda.

A autarquia adianta que o Rolo da Lei Judaica será acolhido no espaço da Sinagoga Bet Mayim Hayim, localizado no Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso, na antiga judiaria de Trancoso, construído por iniciativa da autarquia.

 

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3331579

“onde estamos”