TIMOR E OS COVIDIOTAS

DESABAFO

Sei que há falta de alguma informação.

E que ao longo das últimas semanas foram criadas e implementadas novas regras que condicionam a vida do pessoal.

Como nem todas as regras são conhecidas, deixo aqui algumas das regras que agora foram ampliadas para definir uma nova categoria de cidadãos: o covidiota

Caso se reveja em alguns dos exemplos, por favor mude de atitude. É simples: deixe de ser covidiota.

1 – Se o mandam ficar em casa, fique em casa. Deixe lá o jogging, o cão, o passear à beira mar. Não seja covidiota.

2 – Se viajou mantenha-se em quarentena preventiva. Não arrisque a vida dos outros. Não seja covidiota.

3 – Se conhece alguém que possa estar infetado ou locais que estão a ser usados para quarentena ou onde, infelizmente, há pessoas infetadas, exerça todas as precauções necessárias mas deixe de insultar, denunciar, atacar, apedrejar as pessoas. Não seja covidiota.

4 – O direito à privacidade dos doentes é muito importante. Por isso deixe de querer saber quem está infetado e quem não está. As autoridades farão o seguimento dos contactos necessários. O seu contributo nesta matéria é, acima de tudo, mórbido e nefasto. Não seja covidiota.

5 – O vírus é a coisa menos racista que há neste momento no planeta, não escolhe idade, cor, raça, origem, étnica, nacionalidade, estado civil, género, orientação sexual, tamanho da conta do banco ou, infelizmente, nível de estupidez. Por isso deixe a conversa do vírus chinês, do vírus dos velhos, do vírus dos ‘turistas que têm a mania’, do vírus do malae, do vírus dos climas frios. Não seja covidiota.

6 – Em momentos de medo é normal que as pessoas se preparem. Isso inclui comprar mais coisas para ter em casa. Mas não precisa de lá ter o supermercado ou a farmácia. Compre com responsabilidade. Não seja covidiota.

7 – Está por acaso no estrangeiro, especialmente por vontade? Veio passear ou decidiu, livremente, vir trabalhar para outro sítio? Já sabia como era a vida nesse sítio? Já sabia que ia ter condicionalismos? Então deixe de olhar só para o seu umbigo. É legitimo ter receio, mas quando se exagera a falar de ataques que não existem, de drama que não se vive, está a ser um anormal ou uma anormal irresponsável. O Estado não é tipo agência de viagens. E as suas ações têm impacto num grupo de pessoas muito maior do aquele que as palas que tem nos olhos deixam ver. É fácil. Não seja covidiota.

8 – Acha-se inteligente e informado? Acha que sabe muito sobre muita coisa? Acha que tá dentro da informação? Se respondeu sim então deixe de partilhar noticias falsas, vídeos falsos, informações falsas. Se respondeu não, então informe-se e não partilhe nada até ter a certeza que é verdadeiro. Não seja covidiota.

Se tiverem mais ideias do que representa ser covidiota, digam.

Image may contain: possible text that says 'idiota COVID Pessoa sem inteligência, discernimento ou bom senso; ignorante. Quem diz tolices ou coisas sem nexo; tolo, estúpido.'
Comments
Write a comment…