S MIGUEL AÇORES ACESSIBILIDADES RODOVIÁRIAS

Governo retomou projeto para construir variante das Capelas
O Governo Regional dos Açores incluiu o projeto de construção de uma variante às Capelas no Plano de Recuperação e Resiliência.
O objetivo será aproveitar as verbas provenientes do mecanismo de apoio Europeu para melhorar a acessibilidade às freguesias da costa norte do concelho de Ponta Delgada, cumprindo com um desejo antigo da população.
A secretária regional das Obras Públicas e Comunicações, Ana Carvalho, anunciou que pretende retomar o projeto desenhado para a variante das Capelas, numa extensão de 9,1 km, fazendo também parte desta via uma estrada de ligação às Capelas, com 1.3 km de extensão.
“Já houve um primeiro projeto que foi abandonado há muitos anos. Estamos a retomar esse projeto e o seu financiamento apenas será possível com a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência”, explicou.
O projeto da variante faz a ligação da zona da Cruz, integrada na freguesia de Santo António, com o cruzamento da Estrada Regional 4-1ª, próximo da zona conhecida por Charco da Madeira.
Esta intervenção vai melhorar as acessibilidades a diversas freguesias na costa norte do concelho de Ponta Delgada, contribuindo para uma circulação mais rápida e segura, evitando os problemas do congestionamento do trânsito no centro da vila das Capelas.
O projeto para a construção da variante chegou a ser planeado, entre 2009 e 2011, ainda durante o último governo liderado por Carlos César, mas a obra nunca chegou a sair da fase de projeto. A nova secretária regional das Obras Públicas aproveitou a fase de análise do PRR para incluir este projeto, que está agora em fase de apreciação na Europa.
“Esta obra é uma ambição muito antiga da população e queremos avançar com este projeto”, indicou a secretária regional.
Ana Carvalho revelou ainda que pretende avançar com o projeto da variante à freguesia de São Roque, após ter sido ultrapassado um problema com a expropriação de um terreno.
“O concurso e a adjudicação da variante de São Roque estão concretizados. Em breve vai ser assinado o contrato para se iniciar a obra”, revelou.
Existe ainda um projeto relacionado com uma variante à vista do Rei, nas Sete Cidades, que está a ser analisado no gabinete da secretária regional das Obras Públicas.
(Luís Pedro Silva)
in, Açoriano Oriental, 03 de Abril / 2021
3 comments
Like

Comment
Share
3 comments
View 1 more comment
All comments