ribeira grande ligar via litoral ao porto de santa iria

Views: 0

Admin

Câmara quer ligar o porto de Santa Iria à Ribeira Grande via litoral

Objetivo é requalificar caminho junto à orla marítima, criando uma ligação alternativa entre a Ribeira Grande e a Ribeirinha

A Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG) pretende desenvolver um projeto para ligar o porto de Santa Iria à Ribeira Grande via litoral.
Em causa está uma via marginal com uma extensão de 2 quilómetros, onde será possível haver circulação automóvel nos dois sentidos e criar uma ligação alternativa entre a Ribeira Grande e a Ribeirinha. Contará com zona pedonal e arborizada, ciclovia e iluminação pública, entre outras infraestruturas.
Mediante o parecer positivo das direções regionais do Ambiente e do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos, o município tenciona fazer avançar este ano o projeto, que já conta com cerca de 500 mil euros no Plano e Orçamento camarário para 2023.
Este é um investimento que o presidente da CMRG considera que “nunca será menos de 700 mil euros a 1 milhão de euros”, traduzindo-se na requalificação do caminho junto à orla marítima “até entrar na Ribeirinha e depois fazer a ligação ao porto”.
Alexandre Gaudêncio realça o facto de esta ser uma empreitada que vai criar uma via alternativa de acesso entre as duas localidades, ficando igualmente valorizada como zona de lazer para locais e visitantes.
O objetivo é lançar a obra este ano e executá-la em 2024.
Marco Furtado, presidente da Junta de Freguesia da Ribeirinha, aplaude o investimento que contribuirá para dignificar o porto de Santa Iria, “o mais bonito dos Açores” e que é também um “local mágico” e “deslumbrante”.
“Existe um projeto que liga o porto de Santa Iria à Ribeira Grande via litoral. Seria importantíssimo fazer essa ligação porque daria um acesso direto ao porto e, após as obras, as pessoas vão querer conhecer melhor a Ribeirinha”, realça.
Recorde-se que o concurso público para a requalificação do porto de Santa Iria foi aprovado pelo Governo Regional em novembro do ano passado, estando a obra orçada em 4,8 milhões de euros e tendo um prazo de execução de 730 dias.
O objetivo é a reabilitação e proteção marítima do Porto de Santa Iria, garantindo condições de segurança neste local, assim como no respetivo acesso, através da estabilização de arribas. A empreitada inclui a proteção costeira contra a ação da agitação do mar.
  • Autor: Paulo Faustino
in, Açoriano Oriental, 13 de Fevereiro / 2023
May be an image of nature and text that says "AO online"
Like

Comment
Share