residências para estudantes

Não gosto de dar borlas à direita mas gosto ainda menos de ouvir disparates. Principalmente quando chegam das minhas cores. Ou lá perto, vá.
Joana Mortágua discursava na AR a propósito da problemática do alojamento para os caloiros do ensino superior. A especulação imobiliária e a opção dos senhorios pelo alojamento local, em vez do aluguer de longa duração, estava a criar dificuldades financeiras aos estudantes e, segundo a própria, a contribuir para as desistências ao fim de menos de um ano. 10% julgo que foi o número.
Concordo com o que ela diz mas não percebo o porquê de o BE se atirar aos senhorios. O diagnóstico está correcto mas depois, exigir seja o que for ao dono de uma propriedade privada, borra a pintura toda.
Isto porque a solução do problema não é, nem pode ser, rendas (especuladas ou controladas) na casa do vizinho.
A solução é, como em qualquer país civilizado, as residências de estudantes ou, como no primeiríssimo mundo, um salário (empréstimo) dado aos estudantes que, por sua iniciativa e escolha, alugam um quarto ou uma casa, seja de privados ou não.
Não pode o país andar a estourar bazucas em estradas, bancos e tanques de guerra e depois dizer, a cada um de nós, a quem deve alugar a sua casa.
Não meus amigos. Investir na educação universal é isto…sem propinas, com salários e residências. Para que tanto o filho do Zé padeiro ou o filho do juiz António, tenham iguais condições de acesso ao ensino.
Tenham juízo, escolham as guerras e não ajudem os liberais e os cheganos quando eles fazem, e bem, o trabalho de se entalarem sozinhos.
May be an image of body of water and sky
Like

Comment
Share
0 comments