PORTUGAL TERRA DE VELHOS E POBRES

【A CAUSA DAS COISAS】
Portugal é o terceiro país mais envelhecido da União Europeia e o que está a envelhecer mais rapidamente. São quase 2,5 milhões de idosos num país que não está preparado para cuidar deles. Não há vagas nos lares, as listas de espera prolongam-se durante vários anos e os apoios do Estado são insuficientes.
Uma realidade que a Segurança Social não está a conseguir gerir e que pesa sobre os ombros dos familiares.
Estima-se que 80% dos cuidadores informais estejam em esgotamento.
Esperas de quatro e cinco anos para ingressar num lar.
Valores que ultrapassam os 1000 euros por mês.
Famílias no limite.
Portugal não tem capacidade para acolher os seus cerca de 2,5 milhões de idosos.
Há utentes com lugar vitalício no Lar do Comércio, em Matosinhos, a abandonar, perante ausência de condições, a instituição apelidada por alguns funcionários de “casa fantasma” e onde, dizem, se está “a morrer aos bocados por falta de cuidados”.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que foi instaurado um inquérito que corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Matosinhos para averiguar as denúncias de alegados maus-tratos apresentadas por um grupo de sócios que dizem que os “maus-tratos nunca deixaram de acontecer”.
O caso foi também já denunciado junto da Segurança Social.
Refugiando-se no anonimato, os funcionários e utentes, que decidiram falar, descrevem um cenário em tudo idêntico ao que as autoridades de saúde encontraram em 2020, ano em que morreram, segundo números oficiais, 24 utentes de Covid-19 e em que até o Exército teve de intervir.
Relatos semelhantes é o que não faltam quase diariamente nas páginas do jornais e noticiários das TV’s.
May be an image of 1 person, hookah, phone and lighter
1 comment
Like

Comment
Share
Mady Almeida

No fim…o que seria muito bom era os idosos ficarem em suas casas ou em família. Meu pai não precisou, infelizmente faleceu com doença, mas minha mãe lutou para não ir para lar e não foi. Passou parte do tempo em cada filha e faleceu com 92 anos. Eu digo lutou porque, as pessoas de idade também têm de fazer com que tudo dê certo , têm de ajudar e muitos não sabem fazê-lo ou não querem por diferença de feitios.
  • Like

  • Reply
  • 1 h