Views: 0
A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup com participação da OHB, o maior grupo espacial alemão, tem um projeto para construção de um porto espacial em Santa Maria.
Este projecto esteve no centro de uma apresentação realizada, ontem, na Conferência Internacional sobre a Estratégia dos Açores para o Espaço, em Ponta Delgada.
O terceirense Carlos Valadão Santos, gestor da Rocket Factory Açores e da Rocket Factory Portugal, defende que, “se há 500 anos os Açores foram estratégicos para a descoberta de novos mundos pelo mar, nos dias de hoje também podemos estar na linha da frente no novo mundo do Espaço”.
Em causa está a criação de uma estação de lançamento de foguetões de baixa órbita, para a colocação de pequenos satélites no Espaço.
Está previsto um investimento de 18 milhões de euros nos Açores e com retorno para a economia local, assegura Carlos Valadão Santos.
“É uma oportunidade de emprego extraordinária. Nós prevemos emprego directo de 36 pessoas, altamente qualificadas, que, numa primeira fase, virão do exterior, o que acarreta toda a logística necessária para instalação desses trabalhadores”, explica.
Carlos Valadão Santos sublinha que “com o tempo, irão surgir os trabalhadores locais, com os requisitos técnicos necessários”.
É estimada mais criação de emprego, ligado a aspectos como a restauração, a habitação ou os fornecimentos.
“Prevemos, na criação de um porto espacial, um tempo de duração da construção de cerca de dois anos. Serão perto de 100 empregos para a execução dessa obra”, acrescenta. O administrador da Rocket Factory Açores acredita que o turismo sairá beneficiado, até pela curiosidade em torno dos lançamentos.
É estimada uma receita anual de impostos de cerca de dois milhões de euros por ano resultantes desta actividade, segundo dados da Rocket Factory.
Carlos Valadão Santos defende que os fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) devem ser aplicados também na aposta no Espaço.
A Rocket Factory foi uma das duas empresas que entraram no concurso de concessão do futuro porto espacial da ilha de Santa Maria, que se encontra em tribunal.

CORREIODOSACORES.PT
Rocket Factory com participação alemã tem projecto para porto espacial de Santa Maria
A Rocket Factory Augsburg (RFA), uma startup com participação da OHB, o maior grupo espacial alemão, tem um projeto para construção de um porto espacial em Santa Maria. Este projecto esteve no centro de uma apresentação realizada, ontem, na Conferência Internacional sobre a Estratégia dos A…