PETER FRANCISCO HEROI AMERICANO

AÇORIANOS DA DIÁSPORA
@Pedro Francisco Machado (Porto Judeu, 1760 – Richmond, 16 de Janeiro de 1831), referido como Peter Francisco nos EUA, destacou-se como herói na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América.
(O mais glorificado soldado da Revolução Americana) .
Conhecido como “O Gigante da Virgínia”, o “Gigante da Revolução” e, ocasionalmente, como o “Hércules da Virgínia”, é homenageado pela comunidade portuguesa em New Bedford (Massachusetts) a 15 de Março e por outras comunidades onde este dia é feriado. Lutou ao lado de George Washington e do marquês de Lafayette, tendo sofrido numerosos ferimentos em combate, em defesa da independência de sua pátria de adoção.
– PARTICIPOU EM CINCO BATALHAS
– FERIDO SEIS VEZES
– ESCAPOU À MORTE DUAS VEZES
– TEM CINCO MONUMENTOS NA COSTA ESTE DOS ESTADOS UNIDOS
– É CHAMADO O “HÉRCULES DA REVOLUÇÃO”
– GEORGE WASHINGTON disse de Pedro Francisco: “Sem ele teríamos perdido duas batalhas cruciais, provavelmente a guerra e, com ela, a nossa liberdade. Ele era verdadeiramente um Exército de um Homem Só.”
Foi raptado de Porto Judeu, aos 5 anos, quando brincava com a irmã e desembarcado na Virgínia. Na sua vida a lenda e a realidade misturam-se de tal forma que se torna muito difícil distinguir uma da outra.
Um livro publicado em 1980 nos Estados Unidos, “Peter Francisco – The Portuguese Patriot”, conta a história do herói português.
A sua história foi matéria de cinema, num filme que tem por título “Luso”, que será produzido pelo seu trineto, o luso-descendente Travis Bowman, realizado por Diogo Morgado e conta com a participação de Daniela Ruah. O ator americano, Brian Patrick Wade, vai dar vida ao herói português da revolução americana.
3 shares
Like

Comment
Share