PEPETELA Os saudosistas do tráfico

Revista África21

“Os saudosistas do tráfico”, por Pepetela

Redação revista África21
12/11/2012 14:00
“Eis a nova matéria prima, depois do escravo, da madeira rara, o algodão, o petróleo ou o diamante, vem agora o doutor de exportação”

Brasília – Recente notícia chamou a minha atenção. Mais, conseguiu tirar-me do sério. Vejamos: O muito importante senhor diretor-geral da Câmara de Comércio e Indústria da África do Sul, Neren Rau, no 37.º Congresso Internacional das Pequenas Empresas, em Joanesburgo, declarou que, face ao envelhecimento das suas populações, cada vez mais os países desenvolvidos contratam quadros africanos.

“África está bem posicionada e pode potencialmente fornecer mão de obra ao resto do mundo (…) devemos reexaminar os nossos sistemas educativos e as competências que eles criam, para saber se são suficientemente competitivos e responderem às normas internacionais, satisfazendo assim as exigências desses países».

Mais terá dito o douto senhor, mas para mim basta.

Numa altura em que se debate e trabalha em África para vencer a pobreza e se criar um desenvolvimento sustentável, e com muito poucos países se aproximando das metas apontadas, vem este crânio, certamente Ph.D por muitas e prestigiadas universidades, dizer que devemos continuar a ser um continente de exportação.

Primeiro foram matérias primas, ouro, marfim, ao mesmo tempo milhões de trabalhadores na forma de escravos, depois trabalhadores na forma de emigrantes esfomeados, muitos dos quais morrendo no caminho, sempre acompanhados pelas matérias-primas de que se alimenta a indústria do norte. Quando agora se tenta a via do desenvolvimento e começa a vislumbrar-se alguns tímidos sucessos, surge a ideia de que o futuro do continente será de novo, na mente brilhante deste africano (?), a exportação de pessoas, mas, batam palmas!, desta vez não emigrantes analfabetos e aceitando as mais ultrajantes condições de trabalho e vida, mas cérebros bem formados, com todas as garantias de qualificação dadas pelas instituições de avaliação do norte.

Leia versão integral na edição impressa da revista África21 (N.º 69, novembro 2012). Para assinar a revista contacte: jbelisario.movimento@gmail.com