pedofilia o flagelo açoriano

Vai ser julgado pelo crime agravado de abuso sexual de crianças um homem de 62 anos que as transportava no concelho de Ponta Delgada ao serviço de um clube
Um homem de 62 anos de idade vai começar, ainda este mês, a ser julgado no Tribunal de Ponta Delgada pelo crime de abuso sexual de crianças agravado. As vítimas são dois menores que tinham, à data dos factos, 12 anos de idade. A notícia da detenção deste homem foi amplamente divulgada pela comunicação social regional e nacional nos primeiros dias do ano passado.
Este arguido, com fortes ligações a instituições da freguesia onde residia no concelho de Ponta Delgada, tinha a seu cargo a responsabilidade de realizar o transporte de crianças de um clube desportivo e terá aproveitado essa condição para a prática dos seus actos. Os menores denunciaram, em Dezembro de 2021, os alegados abusos de que foram alvo aos seus familiares mais próximos.
No processo consultado pelo Correio dos Açores, a primeira situação foi denunciada pela mãe de um dos menores a 17 de Dezembro de 2021, dois dias após o filho ter sido alegadamente abusado sexualmente pelo arguido. A progenitora refere que quando o menor chegou a casa, por volta das 22h do dia 15 de Dezembro, notou que este estava visivelmente perturbado. Questionado, o menor optou por não dizer nada nessa ocasião, mas, no dia seguinte, contou à mãe o que se terá passado.
O jovem relatou que, na noite em questão e após terem sido deixados os restantes colegas da equipa nas respectivas casas, realizou a restante viagem sozinho com o arguido. Num determinado momento, o arguido parou a carrinha e tentou beijar o menor. Apesar da resistência deste, o arguido terá conseguido alcançar os seus intentos. No mesmo momento, o homem de 62 anos terá colocado as duas mãos por dentro dos calções do jovem, que tentava resistir à investida, e apalpou-lhe o pénis e os testículos com uma mão e com a outra colocou um dedo no ânus do menor. Após o sucedido, o jovem foi posteriormente deixado em casa.
No seu testemunho, o menor de 12 anos referiu, num momento inicial, que esta terá sido a primeira vez que um acontecimento deste género sucedeu consigo. O jovem revelou, no entanto, que em várias ocasiões anteriores o arguido terá passado a mão pela sua perna durante as viagens de carrinha.
Porém, alguns dias mais tarde, foi admitida a ocorrência de uma situação anterior em que o homem de 62 anos lhe terá lambido a orelha e esfregado o seu corpo contra o do menor. A mãe do menor revelou também que o filho se vinha sentido incomodado com alguns dos comportamentos tidos pelo arguido, nomeadamente, com o proferir de frases provocatórias de cariz sexual, com a passagem da mão pela perna do jovem ou pelas inúmeras vezes que este contactava com o jovem através de mensagens por Facebook.
A progenitora referiu ainda a sua estranheza pelo facto de o arguido optar por deixar o seu filho para o final da ‘ronda’ de transporte.
Na mesma equipa desportiva desta vítima, um dos seus colegas, também com 12 anos, revelou a ocorrência de um alegado abuso praticado pelo arguido. A 4 de Dezembro de 2021 e após ter ajudado o arguido a lavar a carrinha de transporte do clube, este jovem terá pedido ao homem se o podia transportar até casa. O arguido terá respondido afirmativamente na condição de que o menor lhe desse um beijo. Posteriormente e após o ter convidado para o interior da garagem, o homem de 62 anos deu-lhe um beijo na boca quando ambos saíam do local.
Este menor terá decidido avançar com a denúncia junto de um familiar após o outro jovem, vítima neste processo, lhe ter confidenciado os abusos de que terá sido alvo.
Em Janeiro de 2022, o homem foi detido para interrogatório, foi-lhe aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência, bem como a proibição de se aproximar das vítimas, das respectivas casas e das escolas que frequentam. O arguido foi igualmente proibido de exercer as anteriores funções que desempenhava no clube desportivo em causa.
O julgamento deste caso está agendado para os últimos dias deste mês de Janeiro.
Luís Lobão
May be an image of car
1 share
Share
0 comments
The admin has temporarily turned of