PARABÉNS ALEXANDRE BORGES,O Dia que Abalou o Pensamento

Views: 0

EXCECIONAL GUIÃO DE ALEXANDRE BORGES , documentário multidisciplinar, variado, complexo e completo na sua visão do terramoto de 1755…não será para maioria da população, iletrada e ignorante mas para os seres pensantes que ainda sobrevivem foi uma lufada de ar fresco a provar que quando há gente capaz até a História é apelativa. Parabéns

 

 

“O Dia que Abalou o Pensamento”: Canal História estreia documentário sobre o Terramoto de 1755

Foi a 1 de novembro de 1755 que ocorreu um dos momentos mais marcantes da história portuguesa, o grande terramoto de Lisboa. Para assinalar a data, o Canal História estreia o documentário “O Dia que Abalou o Pensamento“, uma produção original portuguesa, que pode ser vista esta terça-feira, 1 de novembro, às 22:15h.

Ao longo de duas horas, o documentário mostra uma Lisboa, que nos dias atuais, ainda é uma cidade profundamente marcada por este acontecimento e as suas consequências e o seu impacto ainda é sentido pelos lisboetas de formas que muitas vezes nem se apercebem.

“Os efeitos desse evento foram muito além das mudanças arquitetónicas a que a cidade foi submetida, e é nessas marcas menos exploradas que nos vamos concentrámos neste documentário. Vamos descobrir os aspetos menos explorados de uma tragédia que desencadeou muitas reacções diferentes e estabeleceu mudanças no comportamento social, nas relações internacionais, na comunidade intelectual, na esfera religiosa e mesmo na ciência, pois despertou o interesse em compreender o comportamento dos terramotos”, lê-se no comunicado do canal.

Realizado por Ricardo Figueiredo e argumento de Alexandre Borges, “O Dia que Abalou o Pensamento” conta com a participação especialistas de várias áreas e recorre a reconstituições históricas interpretadas por atores portugueses, incluindo Heitor Lourenço como Voltaire, João Pedreiro (Marquês de Pombal), Pedro André (Anjo), Maria João Freitas (Madame Denis), Tiago Fernandes (Rousseau) e Fernando Ribeiro, vocalista da banda Moonspell, no papel de Gabriel Malagrida.

Para muitos, o dia 1 de Novembro de 1755 é a data em que nasceu a Sismologia, mas nesse dia, o chão de Lisboa tremeu e das cinzas de uma cidade destruída brotaram as sementes que abalar para sempre o pensamento ocidental.