OS TOPASSES

No photo description available.
Galeria dos Goeses Ilustres

9 hrs

OS TOPASSES

‘Topasses’. ‘Topas’ ou ‘Tupaz’ foram uma comunidade portuguesa que foi preponderante na região de Oécussi (Timor) e na ilha de Flores, durante os séculos XVII e XVIII.

A sua presença foi também notada noutros locais como Batavia, Macau e Goa.

De origem mestiça, mas de base cultural portuguesa (religião, língua,etc), os Topasses eram verdadeiramente quem governava aquelas regiões, sendo o poder da Coroa Portuguêsa, através do Estado da Índia, tíbio e apenas nominal.

Duas famílias tiveram grande ascendência nesta comunidade: os Da Costa, e os Hornay, de origem holandesa.

Os Topasses eram o elo entre o comércio local, e o resto do comércio global português.

Eram também eles quem faziam a ponte entre os vários reinos de Timor e o governo da Índia Portuguêsa, além de assegurarem a defesa do território, pois a presença da coroa era ainda incipiente.

Francisco Fernandes, Gaspar da Costa ou Hugo da Costa, foram alguns dos seus mais proeminentes líderes.

Á semelhança do destino da comunidade Burgher e das milícias Lascarins, o seu poder e importância foi diminuindo gradualmente, á medida que a presença portuguesa europeia e holandesa no território foi aumentando.

A origem do nome Topasse é incerta, mas poderá vir do tamil Tupassi ou ‘intérprete’.

Comments
  • José Bárbara Branco Charles Boxer, o famoso historiador que dedicou grande parte da sua actividade ao estudo da História de Portugal no Oriente, publicou um interessante trabalho sobre “The Topasses of Timor”, 1947: