orthographias

Diogo Infante criticou o DN. Ortografia em questão. Veja quem tem razão
O DN confirmou com especialistas em língua portuguesa, após uma crítica de Diogo Infante nas suas contas de redes sociais, se o título e subtítulo da primeira página desta segunda-feira estaria correto ou incorreto.
Diogo Infante é, sem dúvida, um dos melhores atores e encenadores portugueses. Ainda bem que lê o DN ou, pelo menos, a primeira página. O jornal fica muito honrado com isso.
Neste caso, ainda que possa ser admissível a dupla concordância, a forma mais correcta é no singular. Aqui fica um esclarecimento ao ator e à comunidade em geral. Tal como bem explicado por muitos dos seus próprios seguidores, o percentual faz concordância com o singular. O mesmo se pode aplicar quando se refere a maioria ou a minoria. Por exemplo, estaria certo se tivéssemos escrito “jovens ganhavam” no título, mas, no caso do subtítulo e da percentagem, é correto o verbo no singular: “70% ganhava menos de mil euros e lá fora e recebe mais de 2 ou 3 mil”.
O DN está sempre ao dispor dos leitores, para ajudar à literacia, missão que já soma quase 158 anos. Sabendo que é sempre mais fácil criticar os media e agitar as redes sociais, essa é uma atitude que os jornais e os jornalistas não esperavam da parte de Diogo Infante.
O reputado ator, que brilhou recentemente na peça “O amor é tão simples”, preferiu usar as redes sociais para criticar o DN e tentar denegrir a sua reputação. Está no seu direito de liberdade de expressão, mas sempre que qualquer leitor queira tirar uma dúvida, sugerimos que contacte o jornal e a sua direção – sempre ao dispor via telefone ou através de dnot@dn.pt
Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas em pé e texto
87 shares
Like

Comment
Share