OLIVENÇA NUMA PENÍNSULA NÃO IBÉRICA

Vou explicar de seguida porque razão os portugueses não são ibéricos e porque jamais poderão fazer parte de uma mesma entidade política e cultural com os outros povos da Espanha excepto com um, os galegos, assim como porque razão o nome da península não pode ser chamada de ibérica.
Apresento um mapa consensual do período pré-romano com os vários povos que habitavam a península aquando da invasão romana, geralmente é este o mapa que é divulgado sendo o mais recente do período pré-romano, depois apresento o mesmo mapa introduzindo-lhe o limite do mundo conhecido antes do império romano se ter expandido da península itálica e antes dos fenícios sequer terem chegado à costa atlântica peninsular e que estava fixado para lá das “colunas de Hércules”.
Por fim apresento o mesmo mapa com a área sombreada a verde do território para lá das colunas de Hércules, que corresponde a toda a faixa atlântica peninsular.
Se se verificar as tribos iberas estavam localizadas junto ao rio Ebro, por isso foram chamadas de iberos pelo gregos, “aqueles que viviam junto a Ebro”.
Pelo mapa se constata que a Este da linha do “fim do mundo” estavam as tribos e povos naturais da península, as tribos iberas e as tribos do nordeste peninsular a que corresponde agora o País Basco, a Oeste dessa linha estavam as tribos e povos celtas que eram “estrangeiros”.
A península inicialmente estava ocupada pelas tribos iberas e do nordeste peninsular mas que nunca se aventuraram a ocupar territórios para lá do “desconhecido” devido às lendas do fim do mundo, quando as tribos celtas, essencialmente galaécios e lusitanos migraram do centro da Europa para a península foram justamente ocupar os territórios desocupados para lá da linha do “fim do mundo”.
Portanto portugueses e galegos descendem de tribos celtas destemerárias que não tiveram medo de ir viver e se instalar para lá da linha do “fim do mundo” contra lendas e mitos antigos, os espanhóis descendem das tribos receosos dessa “fronteira mental”.
Este facto explica muita coisa na maneira de ser de um português e de um espanhol, o português mais aberto ao mundo precisamente por descender de estrangeiros peninsulares e o espanhol mais fechado, é preciso notar que a Espanha para desbravar o novo mundo não deu um só homem capaz de empreender a tarefa, teve que recorrer a dois estrangeiros, Colombo e Fernão de Magalhães, ora não se pode juntar a água com o azeite, a alma portuguesa é completamente oposta pelos seus genes colectivos às almas espanholas.
Mas os espanhóis para justificar algum cimento na unidade dos povos peninsulares defendem a tese celtibera, mas sem referir a sua origem obviamente.
É preciso notar que após nomeadamente as tribos lusitanas assentarem e consolidarem o seu povoamento a Oeste da linha do “fim do mundo” começaram a expandirem-se para Este onde invariavelmente nas suas guerras enfrentavam tribos iberas que por sua vez já se tinham expandido para Oeste desde o Ebro, os celtiberos existiram de facto mas foram uma consequência das guerras entre lusitanos iberos, ou seja foram os primeiros “mestiços” peninsulares resultado de cruzamento de lusitanos e iberos por vias das guerras entre si nos territórios a Este da linha.
Concluindo nós nunca fomos iberos e nunca devemos permitir a que esta península se chame ibérica apenas porque houve um grego que se lembrou de dar nomes em função dessa tribo.
Por curiosidade note-se que Portugal fixou desde sempre as suas fronteiras com os povos de Espanha não ultrapassando essa linha, numa clara alusão de que não queremos misturas com aqueles a Este, os nossos réis eram sabedores da história ou alguém por eles.
Olivença está pois para cá da linha e sempre pertenceu a Portugal até por isso mesmo, os verdadeiros oliventinos tem legado lusitano e não ibero.
4 comments
Like

Comment
4 comments
All comments