o jogo em timor

Timor Português
Ficha de Jogo de 1$00 – STDT – Dili – Data Desconhecida
Jaime Salgado e Carlos Pascoal no livro “Fichas Coloniais Portuguesas”, Ed. Numisma, Lisboa, 1990, referem a existência de somente três tipos de fichas para o território de Timor, sendo este o único tipo atribuído a este emissor (entrada T1).
Curiosamente é descrita como sendo em latão-níquel, o que efectivamente não me parece, pois embora esta peça aparente ter sido limpa e tenha possivelmente estado inumada dado alguma corrosão, a côr que apresenta em tudo faz crer tratar-se de bronze.
Porém, creio improvável a hipótese de tratar-se de uma variante não catalogada, dado a respectiva entrada na citada obra ser ilustrada com esboço, o que poderá indiciar que os autores não observaram qualquer exemplar directamente, o que é consistente a descrição que fazem e limita-se à transcrição que passo a citar:
“Segundo (JFS*), trata-se de uma ficha de jogo do casino pertencente à empresa Sociedade de Trabalhos Diversos de Timor (S.T.D.T.)”
* JSF: Brief Catalog of the Portuguese Colonial Tokens – Jerry F. Schimmel, S. Francisco, EUA, 1988
(in Forum de Numismática)
May be an image of money
1 comment
Like

Comment
Share
1 comment
  • José Bárbara Branco

    Sociedade de Turismo e Diversões de Timor, sociedade afiliada da STD de Macau, de Stanley Ho, que não chegou a funcionar.