o ilhéu mais belo

tSp6msnonshored
Detalhes… no reino mágico dos Açores… ilhéu de Vila Franca do Campo…
“Fracassar depois de longa perseverança é muito mais sublime que nunca ter feito um esforço suficientemente bom para ser chamado de fracasso. “ – George Eliot
Vista desde o miradouro da Ermida da Nossa Senhora da Paz, um pequeno paraíso dentro de um maior que é a ilha de São Miguel, o Ilhéu de Vila Franca do Campo que se ergue a cerca de 500 metros da costa e a 1200 metros do cais do Tagarete, no centro da Vila franca do Campo.
O ilhéu é o resultado da cratera de um antigo vulcão submerso, considerando uma das principais atrações turísticos da ilha de São Miguel, especialmente desde que aqui se realizou uma das etapas do Red Bull Cliff Diving – o campeonato mundial de mergulho em penhascos.
Classificado como Reserva Natural, tem as paredes da sua cratera revestidas por uma vegetação endémica, enquanto no seu interior existe uma piscina natural com uma profundidade máxima de 20 metros, forma um círculo quase perfeito com 150 metros de diâmetro, que comunica com o mar por uma estreita passagem. Esta abertura é designada por Boquete e está voltada a Norte, na direção da costa sul da ilha de são Miguel, o que impede a entrada da agitação marítima para o interior. As suas águas cristalinas e a pequena, mas encantadora praia, são excelentes para a prática de natação e mergulho.
A sul do Ilhéu erguem-se dois rochedos vulcânicos, curiosamente corroídos pelo mar e ventos, que servem de abrigo às muitas aves marinhas que visitam o ilhéu, tais como cagarros, garajaus entre outros.
Em 1983, o ilhéu de Vila Franca foi classificado como Reserva Natural, abrangendo uma área terrestre de 5 hectares (que inclui todo o ilhéu) e a zona marítima adjacente, até uma profundidade de 30 metros. Tanto na parte terrestre, como na marinha, visa proteger biótopos de elevada biodiversidade e defender a zona de nidificação do cagarro, uma ave marinha protegida. A sua importância para a nidificação de aves marinhas granjeou-lhe a inclusão na lista “Important Bird Areas”, da “BirdLife International”.
O número de visitantes está limitado a 400 por dia, limite fixado atendendo ao impacto dos mesmos na geologia, flora e avifauna do local.
É realmente um daqueles locais que apenas vendo com os próprios olhos podemos ter noção do quão fantástico é…
(37°42’19.28″N 25°26’37.02″W) Miradouro da Ermida da Nossa Senhora da Paz – Vila Franca do Campo – Ilha de São Miguel – Açores. – Portugal
May be an image of coast, ocean and nature
8 shares
Like

Comment
Share