novo governo alemão

NOVO GOVERNO ALEMÃO:
PONTOS MAIS SALIENTE DO PROGRAMA
Aumento do Salário Mínimo de 9,60 par 12 Euros
Após 16 anos do governo da coligação CDU/CSU e SPD, chegou a hora de formar um governo vermelho-verde-amarelo (SPD, VERDES e liberais FDP).
Esta coligação, que certamente terá como Chanceler Olaf Scholz (actual ministro das Finanças, SPD), conseguiu, após um trabalho muito discreto, apresentar um acordo de coligação em que ressaltam os seguintes temas:
Construção de 400.000 apartamentos.
Aumento do salário mínimo de 9,60 para 12 euros por hora.
Renúncia a aumento de impostos e aderência ao travão da dívida válido a partir de 2023, tal como estabelecia a Constituição (e fora interrompido devido à pandemia).
Eliminação progressiva do carvão: “idealmente” antecipar para 2030.
Cannabis para o prazer de adultos torna-se disponível em lojas licenciadas.
Um bónus de mil milhões de euros para trabalhadores de cuidados de saúde altamente stressantes.
Afrouxamento no rigor da imigração: mais reagrupamento familiar e possibilidade de integrar requerentes de asilo rejeitados. Naturalização torna-se possível após 5 anos em vez de 8 anos. Em casos especiais de integração, a naturalização é possível após 3 anos.
Possibilitar o armamento das tropas com drones.
A idade de voto será reduzida de 18 para 16 anos.
80% da eletricidade alemã passará a ser gerada a partir de fontes renováveis até 2030.
O Governo, em vez de 15 ministérios, terá 16.
O acordo de coligação de 177 páginas ainda tem de ser aprovado por congressos partidários ou referendos de membros (no caso dos Verdes).
A locomotiva europeia não pode perder velocidade e por isso Olaf Scholz deverá ser eleito para Chanceler na semana de dezembro, a partir de 6 de dezembro. A sua directiva é: “Estamos unidos pela vontade de tornar o país melhor”.
Quanto a críticas, a oposição vê problemas na base do financiamento do programa. O partido, A Esquerda, nota o amarelo demasiado visível na caligrafia do programa.
O programa, sendo muito embora a expressão de humores partidários, parece ser alinhado aos interesses do país e por isso feito para procurar convencer com factos que as pessoas apoiem.
Fonte: Elos / A C Justo.
May be an image of 6 people and people standing
7 comments
1 share
Like

Comment
Share
7 comments
Most relevant

  • José André Rosa

    Por lá os compromissos são assumidos com responsabilidade equanto que por ca cada um descdedibiliza-se o mais que pode.