nova boca eruptiva do vulcão

Vulcão em La Palma abre nova boca eruptiva e obriga a mais evacuações
Lusa 2 horas atrás. A anterior erupção na ilha ocorreu em 1971, em Teneguía, e durou 24 dias.
Autoridades avisam que a chegada ao mar da lava pode provocar explosões.O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, entrou no domingo em erupção na zona de Las Manchas. Do local já foram retiradas mais de 5.000 pessoas e as autoridades avisam agora que a chegada ao mar da lava pode provocar explosões e a emissão de gases nocivos para a atmosfera. Ativo continua também o alerta de incêndios florestais, para o qual estão mobilizados bombeiros e brigadas florestais de diferentes localidades, bem como a Unidade de Emergência Militar (UME), que acompanham a torrente e controlam o perímetro. O comité científico do Pevolca continua a recomendar um raio de exclusão de dois quilómetros ao redor dos centros de emissão para minimizar o risco de impacto de piroclastos e a exposição a gases tóxicos. Lembra também os cidadãos que não se devem aproximar dos fluxos de lava devido ao risco de ficarem expostos aos gases emitidos, a possíveis deslizamentos de terra e a altas temperaturas. A temperatura da superfície da lava emitida chega a 1.113 graus Celsius e, por enquanto, está confirmada a formação de um cone principal. Estima-se que os gases vulcânicos emitidos possam atingir os 3.000 metros de altitude. Veja também: O momento em que a lava do vulcão Cumbre Vieja destrói uma casa em La Palma Mais de cinco mil pessoas retiradas de La Palma devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja Vulcão em erupção nas Canárias: oito portugueses identificados estão bem © BORJA SUAREZ Autoridades avisam que a chegada ao mar da lava pode provocar explosões.
O vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Canárias, entrou no domingo em erupção na zona de Las Manchas. Do local já foram retiradas mais de 5.000 pessoas e as autoridades avisam agora que a chegada ao mar da lava pode provocar explosões e a emissão de gases nocivos para a atmosfera.
Ativo continua também o alerta de incêndios florestais, para o qual estão mobilizados bombeiros e brigadas florestais de diferentes localidades, bem como a Unidade de Emergência Militar (UME), que acompanham a torrente e controlam o perímetro.
O comité científico do Pevolca continua a recomendar um raio de exclusão de dois quilómetros ao redor dos centros de emissão para minimizar o risco de impacto de piroclastos e a exposição a gases tóxicos.
Lembra também os cidadãos que não se devem aproximar dos fluxos de lava devido ao risco de ficarem expostos aos gases emitidos, a possíveis deslizamentos de terra e a altas temperaturas.
A temperatura da superfície da lava emitida chega a 1.113 graus Celsius e, por enquanto, está confirmada a formação de um cone principal. Estima-se que os gases vulcânicos emitidos possam atingir os 3.000 metros de altitude.
O vulcão Cumbre Vieja que entrou em erupção no domingo na ilha espanhola de La Palma (Canárias) tem uma nova boca eruptiva próxima da cidade de Tacande, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram hoje as autoridades.
De acordo com a informação do Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca), a nova boca do vulcão surgiu na noite de segunda-feira a cerca de 900 metros da principal, tendo sido solicitada a retirada da população daquele local, na zona de El Paso.
Até à tarde de ontem, foram mais de 5.000 habitantes retirados das suas casas, devido à proximidade da zona da erupção ou porque as propriedades foram engolidas pela lava.
Esta erupção, a oitava ocorrida em La Palma, desde o séc. XV, expele através de duas fissuras alinhadas, de norte a sul e a cerca de 200 metros de distância, com vários pontos de emissão, conforme detalhou a comissão científica que acompanha a ocorrência.
Tacande é uma cidade com 704 habitantes, mas as autoridades não foram capazes de especificar quantos terão de ser despejados das suas casas, alertando que as evacuações devem seguir os critérios de precaução.
Frente de lava expelida pelo vulcão de La Palma chega a atingir os seis metros de altura
1 comment
Like

Comment
1 comment
All comments