Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, foi um dos presentes 25º Colóquio da Lusofonia 2016 Montalegre

CMM PRESS RELEASE

Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, foi um dos presentes
25.º Colóquio da Lusofonia em Montalegre

25.º Encontro da Lusofonia em Montalegre

Foi entre rasgados elogios que chegou ao fim o 25.º Colóquio da Lusofonia, evento organizado pela Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AICL) e apoiado pela Câmara Municipal de Montalegre, Ecomuseu de Barroso e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Vários dias de palestras com inúmeros convidados. Entre muitos, destaque para a presença do Nobel da Paz de 1996, D. Ximenes Belo.

Montalegre acolheu, ao longo de cinco dias, o 25.º Colóquio da Lusofonia, iniciativa patrocinada pela Câmara Municipal de Montalegre e com apoios da SATA, Governo Regional (Secretaria Regional da Cultura, Secretaria Regional das Comunidades, Secretaria Regional de Turismo, Direção Regional do Ambiente e Mar), UTAD e Tertúlia João Araújo Correia. Os convidados de honra foram o Prémio Nobel da Paz 1996, D. Ximenes Belo – que fez a apresentação do seu novo livro “Um missionário açoriano em Timor” editado com apoio AICL – e o dramaturgo Norberto Ávila, cuja vasta obra foi lembrada com a representação de uma peça de Álamo Oliveira.

TEMAS EM ANÁLISE

Desde a abertura, o colóquio abordou três temas genéricos: Lusofonia e Língua Portuguesa, Açorianidades e Tradutologia. Ao mesmo tempo, foi firmado um convénio com o Observatório da Língua Portuguesa. Com mais de sete dezenas de participantes, este colóquio teve várias sessões especiais: uma das três Academias de Letras; uma sessão dedicada à Academia Galega da Língua Portuguesa; uma da UTAD, uma dedicada a Bento da Cruz, outra da Tertúlia João Araújo Correia e duas da Açorianidade, para as quais foram selecionadas várias personalidades de vulto. A reboque – para além das sessões científicas – houve lugar a apresentações literárias de livros sobre Timor-Leste; três recitais de poesia; dois recitais do cancioneiro açoriano e de poetas açorianos, musicados pela maestrina Ana Paula Andrade, ao piano, acompanhada ao violino por Carolina Constância (Conservatório Regional de Ponta Delgada); Teatro da UTAD e atuações do Grupo de Cantares da Galiza “Terra Morena” (em homenagem ao 25 de abril); Gaiteiros, Rancho da Venda Nova e grupo Filarmonia.

SOCIEDADE DAS NAÇÕES

Falamos de um evento que juntou 17 regiões e vários países representados. A saber: Alemanha, Açores, Austrália, Bangladeche, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Galiza, Goa, Índia, Itália, Luxemburgo, Malaca, Portugal, Macau, e Timor-Leste, incluindo 10 representantes de três academias de língua portuguesa e 13 universidades e politécnicos. Todas as sessões (palestras e sessões culturais) foram gratuitas e abertas ao público.

TEM A PALAVRA

Orlando Alves | Presidente da Câmara Municipal de Montalegre

«Foi um colóquio interessante e importante. Interessante porque é algo de novo na nossa terra e importante por ser algo peculiar que marca a passagem destes intelectuais por aqui. Impunha-se uma maior presença de montalegrenses. Faria sentido a presença dos nossos professores, por exemplo. Nesta fase em que ainda se discutem as reminiscências do acordo ortográfico, neste palco poderia discutir se está conforme ou não. Este era o palco ideal para se fazer essa abordagem. Fico satisfeito que os participantes tenham gostado de estar em Montalegre e que as palestras tenham decorrido na perfeição. Já foi aqui anunciado que entre 2019 e 2021 teremos aqui as jornadas, novamente. Foi um fim-de-semana culturalmente muito enriquecedor. Agradeço a todos os que estiveram presentes e à organização».

David Teixeira | Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre

«Terminamos com “chave de ouro”. Duas conclusões fizeram o resumo desta lusofonia e desta razão que nos une: a raia não existe, somos um só povo, com as mesmas preocupações, dificuldades e anseios e outra conclusão muito importante, sobretudo para a nossa juventude, é que o 25 de Abril continua a fazer sentido».

Fátima Fernandes | Vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre

«Este evento só poderia ser um sucesso porque temos uma equipa fantástica. O meu reconhecimento a todos os funcionários que trabalharam para que este colóquio tivesse visibilidade e um resultado tão positivo. Estamos muito gratos e o facto de quererem regressar enche-nos de orgulho. É o reconhecimento do nosso trabalho e da maneira de sabermos receber. As comunicações foram maravilhosas. Foi muito enriquecedor. Temos todos muito a aprender sobre a nossa maior marca identitária que é a nossa língua».

Chrys Chrystello | Presidente da Direção da Associação Internacional dos Colóquios da Lusofonia (AICL)

«Nesta edição, os participantes não querem ir embora. Voltaremos a Montalegre o mais breve possível. Ainda sem data marcada para o regresso, mas será entre 2019 e 2021. Fomos surpreendidos pela positiva e em todos os aspetos. Pela hospitalidade, pelas caras bonitas e sorridentes que vimos nas ruas e locais onde estivemos, pela gentileza das pessoas que estiveram connosco. Sentimo-nos em casa. Sinto que este lugar pode ser a minha casa permanente. Foi um sucesso!».

Gorete Carneiro | Ecomuseu de Barroso

«É um balanço muito positivo para Montalegre, para o Ecomuseu de Barroso e para o município. Eles gostaram de estar cá e pretendem voltar porque foram bem recebidos».

Concha Rousia | Academia Galega da Língua Portuguesa

«Montalegre é a capital da minha terra. Este coloquio é a confirmação de que a minha terra nos acolhe da melhor maneira possível. Regresso como académica em vez de criança, que acompanhava o meu pai à feira dos santos. Ver este local como capital da nossa língua comum é maravilhoso».

Malaca Casteleiro | Professor da Academia das Ciências de Lisboa (ACL)

«Foi um sucesso. Foi dos melhores colóquios que já tivemos, com uma receção magnífica. A sessão comemorativa do 25 de Abril foi excecional. Fiquei encantado com esta terra, do ponto de vista cultural, paisagístico, arquitetónico, com um castelo magnífico. Foi um prazer estarmos aqui».

Copyright © 2016 Município de Montalegre
Gabinete de Imprensa
Município de Montalegre
Ricardo Moura
Tel.: 276 510 200 | Fax.: 276 510 207
www.cm-montalegre.pt
facebook.com/MunicipioMontalegre

http://www.cm-montalegre.pt/images/logo_peq2.png