não violentem a língua

4 m
Via Vitor Lopes Dias
Não se admirem se, em breve, nos tentarem convencer que a Lógica (modo correcto de pensar, subjacente à linguagem) foi uma invenção arbitrária dos gregos…
A título de exemplo:
Existe a palavra: PRESIDENTA? Que tal colocarmos um “BASTA” no assunto? No português existem os particípios activos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio activo do verbo “atacar” é “atacante”, o de “pedir” é “pedinte”, o de “cantar” é “cantante”, o de “existir” é “existente”, o de “mendigar” é “mendicante”, etc. Qual é o particípio activo do verbo “ser”? O particípio activo do verbo ser é “ente”; aquele que é: o ente; aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a acção que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos “-ante”, “-ente” ou “-inte”. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE,e não “presidenta”, independentemente do sexo.
Diz-se: capela ardente, e não capela “ardenta”; estudante, e não “estudanta”; adolescente, e não “adolescenta”; paciente, e não “pacienta”.
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
“A candidata a presidenta comporta-se como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, de entre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta”.