médicos pagos por farmacêuticas, congressos etc

Views: 0

DA ARTE DE FAZER CONGRESSOS SUPOSTAMENTE ISENTOS DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE PNEUMOLOGIA (SEMPRE COM O DOUTOR FILIPE FROES METIDO)
Em tempos de pandemia, a influente Sociedade Portuguesa de Pneumologia foi recatada na realização do seu 36ª Congresso, despachado em 3 dias do final do ano passado (12-14 de Novembro), no Algarve. Na prática, foi um congresso quase todo virtual, com alguns palestrantes a falarem para câmaras a transmitir online. Coisa mais baratinha.
Em todo o caso, uma vez que as infecções e doenças respiratórias nunca foram tão “populares” como agora, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia não sentiu particulares problemas em angariar patrocínios. De acordo com o Portal da Transparência e Publicidade do Infarmed foi canalizada pela indústria farmacêutica para a organização deste congresso a bonita maquia de 487.895 euros, provenientes de 19 empresas, com destaque para as seguintes:
Boehringer Ingelheim – 110.700 euros
Sanofi – 90.000 euros
BIAL – 56.470 euros
GlaxoSmithKline – 43.250 euros
Bristol-Myers Squibb – 40.000 euros AstraZeneca – 35.750 euros
A. Menari – 32.225 euros
Apesar deste chorudo apoio – e de outros mais (a SPP recebeu desde 2019 cerca de 1,13 milhões de euros da indústria farmacêutica) –, a organização ainda achou por bem cobrar uma inscrição aos participantes (entre 150 e 245 euros), mas isso não foi, para muitos pneumologistas (ou profissionais da saúde), grande problema. Várias farmacêuticas, como de costume, trataram de pagar-lhes a inscrição. No Congresso em apreço só a Pfizer terá pagado 56 inscrições no valor total de 9.565 euros… encaixados pela SPP.
No meio disto, não podia faltar a “estrela da companhia”. O Doutor Filipe Froes não consta na lista de pneumologistas cuja inscrição foi financiada pelas farmacêuticas- Ele não é de receber ajudas para inscrições de 100 ou 200 euros; ele é de receber por falar. E assim lá falou, sob o alto patrocínio da Sanofi, sob o alto pecúlio de mais 953,25 euros. O Doutor FF não brinca em serviço.
Tudo isto é normal, não é?
Adenda: lista de médicos (ou outros profissionais na área da saúde) com inscrição ao 36º Congresso de Pneumologia paga pela Pfizer
Beatriz Martins
Carla Augusta Gonçalves Rodrigues Damas
David Jorge Araújo Barros Coelho
Nuno Sousa
Lídia Gomes
Carolina Matos Cabo
Marta Costa
Joana Catarata
Gonçalo Samouco
Filipa Carriço
Fernando Silva
Filomena Luís
Flávio Godinho Pereira
Cláudia Martins
Cátia Barreiros
Rui Barros
Ana Morete
Catarina Cascais Costa
Sofia Francisca Martins Castro
Eduarda Salomé soares Seixas
Andreina Fernanda Vasconcelos Amorim
Ana Cristina Mestre
Margarida Sousa
Ana Raquel Viana Silva
Yahia Abuowda
Like

Comment
Share
0 comments