mais um laboratório nos Açores e as mortes por doenças

Um dos problemas dos Açores é a nossa habitual tendência para fazer o mesmo em todo o lado. É, por exemplo, assim nas gateways aéreas e é agora também assim nos laboratórios de testes Covid-19.

Aos dois laboratórios existentes, em São Miguel e Terceira, o Presidente Vasco Cordeiro havia anunciado a criação de outros dois, na Universidade e naquelas ilhas.

Se isso já nas bastasse acaba de anunciar mais um laboratório, agora no Faial. Portanto, os Açores preparam-se para ficarem dotados de cinco, repito cinco, laboratórios de testes Covid-19.

Sabem quantos existem na Madeira. Pois têm um (repito um), sensivelmente para a mesma população residente (já não conto com a flutuante). Certamente que devem estar errados! Tão errados estão que, até agora, têm melhores indicadores clínicos Covid-19 do que os Açores.

Nos Açores, em vez de se criar massa critica, saber e dimensão, em vez de se reforçar, equipar, melhorar o que já existe e que funciona, opta-se pelo anúncio político que o “povo” gosta de ouvir. Em vez de se investir no Serviço Regional de Saúde, que tão carente está, o Governo prefere investir na Universidade. Muito mal aconselhado anda o Presidente Vasco Cordeiro!

Comments
Write a comment…

Em Portugal, as principais causas de morte, conforme gráfico abaixo roubado ao site da Pordata, foram as seguintes em 2019:

1-Doenças do aparelho circulatório 29,0% – 32.589 óbitos

2-Tumor maligno 24,6% – 27.645 óbitos

3- Doenças do aparelho respiratório 11,7% – 13.148 óbitos

4- Doenças do aparelho digestivo 4,3% – 4.832 óbitos

5- Acidentes/violência/envenenam. 3,7% – 4.158 óbitos

Estas 5 principais causas explicam 73,3% do total de óbitos.

Pelo gráfico, podemos ver que os tumores malignos vão ganhando terreno ao longo dos anos.

Isto para dizer que o episódio COVID-19, com cerca de 1.500 casos, NÃO VAI TER RELEVÂNCIA ESTATÍSTICA em termos de causa de mortalidade. Já em termos económicos a sua relevância vai ser extrremamente importante.

Não acredite em mim. Vá ver e confirmar na fonte.

No photo description available.