luto municipal pela morte do poeta António Salvad

Óbito/António Salvado: Câmara de Castelo Branco decreta dois dias de luto municipal
Castelo Branco, 06 mar 2023 (Lusa) – A Câmara Municipal de Castelo Branco decretou hoje dois dias de luto municipal pela morte do poeta António Salvado, que morreu no domingo aos 87 anos.
Numa nota enviada à agência Lusa, a Câmara de Castelo Branco informou que vai decretar “luto municipal, nos dias 7 e 8 de março de 2023 [terça-feira e quarta-feira] caracterizado no hastear da bandeira do município a meia haste no edifício dos Paços do Concelho”.
“O seu nome e a sua obra vão decerto permanecer na memória de todos albicastrenses, através do seu legado poético, em particular, e pelo acervo bibliográfico e documental que legou à cidade de Castelo Branco, o qual será património da futura Casa António Salvado”, referiu a autarquia.
O poeta albicastrense António Salvado morreu no domingo, aos 87 anos, no Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, onde se encontrava internado.
Autor de mais de 80 títulos, entre os quais “Poesia nos versos de António Salvado- Antologia”, o seu último livro, editado pelo Ensino Magazine em fevereiro, por ocasião do seu 87.º aniversário e que apresenta um conjunto significativo de poemas selecionado pelo próprio.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, “lamentou profundamente” a morte de António Salvado, considerando que “a cidade e toda a região está em consternação”.
António Forte Salvado nasceu em Castelo Branco no dia 20 de fevereiro de 1936, na zona histórica da cidade.
Poeta, ensaísta, crítico, antologiador, tradutor, diretor de publicações, tem colaboração poética em antologias, revistas e suplementos literários.
Obteve várias distinções de que se destaca a comenda da Ordem de Sant’Iago da Espada atribuída, em 2010, pelo conjunto da sua obra poética, assim como a medalha Fray Luis de León de Poesía Iberoamericana, em 2021.
Está traduzido em castelhano, francês, italiano, inglês e japonês. Verteu para português, entre outros, os poetas Claúdio Rodriguez, Ricardo Paseyro, Al.Perez Alencart e António Colinas.
Foi, durante vários anos, diretor do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, cidade onde também lecionou.
A Câmara Municipal de Castelo Branco apresenta à família enlutada “as mais sinceras e sentidas condolências”.
Em comunicado, a concelhia do PS de Castelo Branco “manifesta o mais profundo pesar perante a notícia do falecimento do Dr. António Salvado, um vulto maior da cultura albicastrense”.
Os socialistas realçam o poeta, “amplamente admirado e estimado” na comunidade, cuja obra deixou uma marca indelével na literatura em língua portuguesa e que “extravasa os limites do concelho e que o colocam igualmente num patamar cimeiro do panorama cultural nacional e internacional, especialmente na esfera iberoamericana”.
“O seu legado perdurará não apenas nos corredores das bibliotecas enriquecidos pelas suas obras, mas também no imaginário de todos aqueles foram e vierem a ser tocados pela luz das suas palavras”, salientam.
Os socialistas deixam ainda as suas “mais consternadas condolências” à família e amigos do poeta albicastrense.
António Salvado licenciou-se em Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e foi doutor ‘honoris causa’ pela Universidade da Beira Interior, na Covilhã.
O corpo de António Salvado está em câmara ardente na Igreja de Nossa Senhora de Fátima (Fradinhos) até à manhã de terça-feira.
O cortejo fúnebre decorre a partir das 11:00 para o cemitério de Castelo Branco.
CCC // MAG
May be an image of 1 person
4
Like

Comment
View more comments
  • Like