LANTERNAS E O 13º DIA DO ANO LUNAR

Rui Rocha updated his status.

Décimo terceiro dia do Ano Novo Chinês
Os primeiros doze dias do Ano Novo Chinês são repletos de alimentos ricos em proteínas e muitas vezes em gorduras. Pratos vegetarianos como arroz e verduras são preferidos no décimo terceiro dia para ajudar a acalmar e limpar o sistema digestivo. Faltando apenas dois dias para o Festival das Lanternas, o último dia de festividades do Ano Novo Chinês, o décimo terceiro dia também é uma boa oportunidade para comprar lanternas e ingredientes para o tāngyuán 汤圆, ( ver explicação detalhada abaixo) uma sobremesa tradicional consumida no Dia das Lanternas.
É também tempo das famílias prepararem o festival das Lanternas que tem lugar no 15.º e último dia das festividades do Ano Novo Chinês, construindo ou comprando lanternas
5 comments
Like

Comment
5 comments
View 1 more comment
  • Rui Rocha

    O 13º dia do primeiro mês lunar é um dos festivais tradicionais do calendário lunar chinês,também conhecido como “o aniversário da cabeça da lâmpada” “灯头生日 dēngtóu shēngrì”. Neste dia, as pessoas acenderão uma lâmpada sob o fogão da cozinha, que é chamada de “lâmpada de fogão de iluminação”.
    De acordo com o costume chinês, as lanternas são acesas a partir do décimo terceiro dia do primeiro mês lunar e as luzes são apagadas no décimo oitavo do primeiro mês lunar. Este costume começou na Dinastia Song do Sul. Está registrado na literatura do terceiro ano de Chunyou, Lizong da Dinastia Song do Sul (1243 dC), em que havia um costume popular de dizer “por favor, trate do Festival das Lanternas com antecedência” .
    1
    • Like

    • Reply
    • 8 h
    • Edited
View 3 more comments