judeus célebres

ALFREDO BENSAÚDE
Alfredo Bensaúde nasceu no dia 4 de março de 1856, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel. Foi mineralogista, engenheiro e professor universitário, fundador e primeiro diretor do Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Iniciou os estudos preparatórios na sua cidade natal e, com 15 anos de idade, foi enviado pelo seu pai para a Alemanha, onde prosseguiu o seu percurso académico. Frequentou os estudos preparatórios da Escola Técnica Superior de Hannover e, mais tarde, o curso de engenharia na Escola de Minas de Clausthal-Zellerfeld, onde obteve o grau de engenheiro no ano de 1878.
Três anos mais tarde, em 1881, concluiu o seu doutoramento na Georg-August-Universität Göttingen, com a especialização em mineralogia.
Em 1884, regressa a Portugal, tendo sido nomeado professor de Mineralogia e Geologia no Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. A implementação das técnicas e métodos práticos que estudará na Alemanha revolucionaram a forma de ensino das disciplinas que tinha a seu cargo. Alfredo Bensaude é considerado um dos reformadores do ensino tecnológico em Portugal no início do século XX.
Após a implantação da República Portuguesa, foi convidado a fundar e instalar o Instituto Superior Técnico de Lisboa, do qual foi professor e primeiro diretor (1991-1922). Regressou, em 1922, a Ponta Delgada, tendo assumido a administração das empresas do seu pai, devido ao falecimento deste.
Autor de várias obras e artigos sobre a sua área profissional, Alfredo Bensaude foi declarado académico emérito da Academia das Ciências de Lisboa em 1929. No dia 6 de novembro desse mesmo ano foi feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada e, a 14 de novembro de 1936, Grande-Oficial da Ordem da Instrução Pública.
Alfredo Bensaúde faleceu no dia 1 de janeiro de 1941, em Ponta Delgada.
May be an image of 1 person
Like

Comment
Share
0 comments