IPO E DEVEDORES AÇORIANOS OS PORTUGUESES DE SEGUNDA

May be an image of outdoors
De tratamentos a Cancros
AÇORES DFEVEM 25 MILHÕES AO IPO
Até 31 de Dezembro passado os Açores deviam ao Instituto Português de Oncologia 25,2 milhões de euros. Esta divida que se arrasta há anos está relacionada com o envio de doentes oncológicos dos Açores para o IPO em Lisboa e no Porto.
Os doentes oriundos dos Açores e da Madeira que entram no IPO são considerados como não fazendo parte do SNS (Serviço Nacional de Saúde) e os seus tratamentos há anos que vêem sendo debitados ao Serviço Regional de Saúde.
A Madeira já protestou considerando que os Madeirenses não podem ser portugueses de segunda nos Açores os Governos (anterior e atual) têm tentado resolver o assunto através de complicadas negociações que se arrastam há anos.
Se é certo que nenhum Açoriano ficou por tratar, também é certo que o Serviço Regional de Saúde e os Açores por arrastamento, são inúmeras vezes, algumas depreciativamente, referidos como devedores pelo IPO.
Ainda sábado passado o Jornal «Público» diz que as dividas ao IPO, citando nomeadamente a dos Açores está a prejudicar o Instituto e a inviabilizar investimentos ao mesmo tempo que corta autonomia ao Conselho de Administração do IPO nos processos de decisão e e de autorização da despesa.
Estas frequentes notícias sobre dividas dos Açores, nomeadamente aos serviços de saúde, causam uma má imagem da região e alguma revolta a doentes a quem frequentemente lhes é dito que o IPO não tem nem o financiamento adequado, nem as verbas necessárias ao melhor cumprimento das suas obrigações.
Uma situação que o Governo dos Açores deveria, explicar e resolver.
4 comments
Like

Comment
Share
4 comments
View 1 more comment
All comments

  • Adelaide Silva

    Ao governo dos Açores noa pode dever porque o primeiro ministro e que da as verbas para esses tratamentos porque os Acoreana não tem culpa nenhuma das ilhas Açores cloro que e facil por as culpas para os outros e uma tristeza com tanta coisa boa tarde
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 29 m