HDES E COVID EM PONTA DELGADA

Views: 0

May be an image of text that says "Casos Referidos para a Área Covid nas Urgências Novembro de 2020 a Março de 2021 250 ADULTO PEDIATRIA 200 TOTAL 150 100 50 Nov14 Nov28 Dez12 Dez26 Jan9 Jan23 Fev6 Fev20 Mar6 Mar20 Nov7 Nov21 Dez5 Dez19 Jan2 Jan16 Jan30 Fev13 Fev27 Mar13 Mar27"
Uma parte importante dos utentes triados para a área COVID19 do Serviço de Urgência do Hospital Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada, nas últimas duas semanas foram diagnosticados como infectados pelo vírus SARS-CoV-2.
Aparentemente, tivemos 447 utentes referenciados (entre 15 de Março e 27 de Março), para um total de 154 testes positivos para o Sarscov2 (vírus responsável pela COVID19) na área de influência do HDES, o que representaria cerca de 34,45% do total (ignorando, para este fim, o viés de alguns casos apresentarem mais de um teste positivo).
126 dos casos positivos foram adultos, sendo o grupo etário mais atingido o dos 40 aos 49 anos, com um total de 31 casos (21,5% do total e 26% dos adultos). Com mais de 60 anos há a registar 28 casos, representando 22% dos adultos.
Até aos 18 anos foram diagnosticados 28 casos, sendo que 11 (38%) tinham 15 a 18 anos de idade.
O Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada é um enorme motivo de orgulho para todos os açorianos. Nesta fase de grande pressão, pelo volume de pessoas referenciadas para a Área Covid da Urgência do HDES ter sido enorme, para a nossa dimensão, e ter exigido um esforço acrescido de meios humanos, técnicos e de organização, o HDES esteve à altura.
Toda a preparação prévia (e intensa) de Fevereiro mostrou a sua utilidade nesta fase.
Segundo dados da Unidade de Epidemiologia Clínica do HDES, os 447 casos (sendo que aqui casos significam “atendimentos suspeitos de COVID19”) referidos entre 15 e 27 de Março representam 64% do total de 696 casos registados entre 1 e 27 de Março. Pela primeira, desde o início da Pandemia, o número total de referenciações excedeu a fasquia dos 700 casos referenciados num mês.
Para se ter uma ideia da tendência de crescimento que se tem vindo a verificar (e que, apesar de todas as medidas implementadas, uma parte da população ainda parece não entender a sua gravidade) os valores de Março representam mais do dobro dos verificados no mês de Novembro, que teve 313 situações de triagem Covid19. Esse valor tinha aumentado para 568 em Dezembro, 650 em Janeiro e baixou para 374 em Fevereiro, para depois voltar a duplicar em Março.
O grau de infecciosidade do vírus é tremendo, especialmente se as pessoas não seguirem as medidas de prevenção que as autoridades nos pedem para cumprirmos.
Temos de proteger o Serviço Regional de Saúde para salvarmos vidas. E proteger o Serviço Regional de Saúde significa não fazer parte das cadeias de contágio em que, sem sabermos, podemos estar a contaminar alguém que pode terminar esta doença com uma fatalidade.
You, Fátima Silva and 23 others
1 comment
1 share
Like

Comment
Share
1 comment
All comments

  • Muito bem. Dá gosto ver o trabalho e transparência do HDES. Força, conselho de administração. 🙏🙏Sinto-me muita segura se algo me acontecer.
    1
    • Like

    • Reply
    • Share
    • 7 h

Mais artigos